agosto 19, 2011

Pedro Amaro lança livro em Oleiros


No passado dia 15, no auditório da casa da cultura de Oleiros, Eng. Pedro Amaro (Presidente da Comarca da Sertã) lançou o seu livro "OS MENDES BARATA DA LONGRA". Na mesa estiveram o próprio, o Presidente da Câmara de Oleiros e ainda o Dr. Nuno Barata, primo do autor.

Na plateia estavam várias pessoas, mormente desta família e outras pessoas, mas o auditório não encheu. Esteve presente a comunicação social.
Na sua introdução do livro, o autor diz logo que "a família Mendes Barata aqui tratada teve origem no casamento de João Mendes, natural do lugar da Longra, termo da Vila de Álvaro, actualmente uma freguesia do concelho de Oleiros, com Apolónia Barata, natural da vizinha Vila da Pampilhosa da Serra, em finais do séc. XVII.
Intimamente ao concelho de Oleiros, os membros desta família fixaram-se principalmente nas freguesias de Álvaro, Cambas, Madeirã e Sobral, numa primeira fase, e posteriormente, nas gerações mais recentes, também nos distritos de Lisboa, Santarém e Coimbra.”
O prefácio foi feito pelo Dr. José da Costa Caldeira. Enaltece o difícil e demorado trabalho desenvolvido pelo autor no levantamento das suas origens familiares e de publicá-lo.
Ainda antes do prefácio do livro aparece uma nota de José dos Santos Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, que aproveita para saudar o autor e a sua obra.
O livro contém três capítulos distintos:

I – Enquadramento histórico-geográfico
II – Análise da família (Ramos principais, descrição e principais figuras)
III - Descendência de João Mendes e de Apolónia Barata

Com uma tiragem de 300 exemplares a edição é do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário