agosto 23, 2011

Mau tempo prejudicou festas populares na zona de Oleiros

Como o tempo pode influenciar...

Este fim de semana foi mesmo mau para as festas na região oleirense. Como dissemos, realizavam-se várias – Amieira, Quartos, Milrico, Cardosa, Madeirã – e todas foram influenciadas pelo mau tempo. Neste domingo foi mesmo a doer!

Nos Quartos, embora o cartaz fosse mais que suficiente para aquilo que tem sido aquela festa, pautou-se por uma ausência aflitiva de pessoas, não se prevendo sequer receita para pagamento dos encargos. É que, quando muitas se realizam no mesmo sim de semana e perto umas das outras é sempre complicado para se garantir presenças, logo, receitas. Por outro lado,
estas festas realizam-se quatro dias após ter terminado o maior evento festivo em Oleiros e que dá por nome de feira do pinhal e festas de santa Margarida. Música e divertimentos para todos os gostos com os nomes mais sonantes da música portuguesa. As pessoas ficam como que saciadas.

No entanto, a do Milrico recebe a chegada tradicional dos moradores daquelas como de muitos povos ali à volta. Alguns nunca vêm às festas da Vila, reservando-se para estar nesta. Tem sempre pessoas suficientes garantidas, muito embora tenha um arraial de bom piso e muito mau para som. Ninguém consegue falar com ninguém sem ser “ao ouvido um do outro”.
A tremenda trovoada de chuva e granizo na noite de Domingo provocou estragos nos festejos. A procissão saiu à rua e deslocou-se com a santa (Senhora da Paz) até ao local do costume, mas ainda tanto a santa como as pessoas ainda apanharam umas pingas de chuva. Mais tarde, foi quando caiu a trovoada medonha sobre a região de Oleiros. A debandada do arraial foi feita em segundos e as “faíscas” (trovões) eram quase contínuos provocando impossibilidade de mexer em instrumentos e a luz faltava várias vezes. A trovoada foi acompanhada de imensa chuva e granizo grosso que deu para assustar nalguns locais.

Por volta da meia noite, estava a banda popular de Tiago Maroto a fazer um enorme esforço para recuperar o som de cada instrumento e do geral. Foi conseguido algum tempo depois. Ao arraial voltavam várias pessoas. A atuação destes divertidos alegres e animadores músicos só atuaram mais tarde. Mas as horas principais tinham passado.

Este conjunto musical já tinha tido azar no dia anterior na festa da Cardoza. O responsável pelo gerador de luz para a atuação fez algo errado na ligação provocando danos irreparáveis nalgum equipamento, segundo nos confirmou um elemento ligado ao apoio do Tiago Maroto. Só conseguiram atuar ligando-se ao quadro elétrico que fornecia a luz a Miguel Agostinho que lhes deu todo o apoio incondicional e alternadamente lá conseguiram animar verdadeiramente a festa. Algumas pessoas, nessa altura, acompanhavam pela televisão a final do campeonato do Mundo em futebol dos Sub-20. Perdemos por 3-2. Mas não sem antes do fim haver um trovão que desligou vários quadros de luz em Oleiros. Passava das 03h00 da manhã.
Nesta noite, a banda musical "SEVEN" de Aveiro foi a atuação principal no Milrico. Grande palco, (camião) boa e forte entrada musical a prometer uma noite de música moderna e popular. O pior é que só iniciou a sua atuação pelas 00h30, quando até essa hora foi a entrega da bandeira, os sorteios e entrega de prémios. O som era fortíssimo para este arraial, mas muito bom.

Em Cambas, tradicionalmente onde se reúne muita juventude oleirense, decorre nesta segunda e terça feiras e sua tradicional festa e a noite está normal o que pode permitir o êxito dos outros anos. Desejamos que seja uma boa festa. Lá estaremos também.

Sem comentários:

Enviar um comentário