agosto 05, 2011

Museu Cargaleiro abriu oficialmente ao público

O Museu Cargaleiro abriu oficialmente as suas portas ao público, no passado dia 15 de Julho. Aquele espaço situado na zona histórica da cidade, junto à Praça Académica, reúne as obras do mestre Manuel Cargaleiro bem como da sua colecção pessoal.
Para o presidente da Câmara albicastrense, Joaquim Morão, O Museu Cargaleiro constitui um excelente instrumento de promoção de Castelo Branco.
Manuel Cargaleiro, presente na abertura daquele espaço, fala "no concretizar de um sonho".
O Museu Cargaleiro está instalado num edifício de três pisos, com mil metros quadrados, e para além das obras do mestre apresenta outras de artistas conceituados, como é o caso de um conjunto de cerâmica da autoria de Pablo Picasso.
O presidente da Câmara de Castelo Branco explica que a abertura ao público daquele espaço conclui um processo de seis anos.
Joaquim Morão lembra que "já em 2005 tínhamos aberto um museu mais pequeno, que apenas acolhia uma parte da obra de Manuel Cargaleiro".
As novas instalações acolhem o museu propriamente dito, enquanto que as anteriores, situadas no outro lado da rua, acolhem exposições temporárias. É nesse espaço que está patente uma mostra de pratos ratinhos.
No entender de Manuel Cargaleiro é importante que o Museu se afirme como um espaço didáctico. "Estamos perante um conjunto museológico muito importante no país, que espero venha a ser visitado sobretudo pelos alunos das escolas, disse.
Na sessão de abertura, Manuel Cargaleiro destacou o papel decisivo da autarquia albicastrense em todo o processo: quando surgiu a oportunidade da Câmara de Castelo Branco construir espaços para expôr a minha obra, todo o meu sonho foi concretizado.
A concluir, o presidente da Câmara de Castelo Branco, frisou que o trabalho de Manuel Cargaleiro e toda a sua arte está devidamente protegido, porque a Câmara de Castelo Branco se disponibilizou para a acolher".
Para Joaquim Morão, "o investimento que efectuámos também enriquece o património da cidade e foi feito porque conseguimos garantir os meios financeiros necessários".
O novo espaço representa um investimento de cerca de 600 mil euros e pode ser visitado todos os dias, excepto às segunda-feiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário