agosto 26, 2011

Municípiode Oleiros toma medidas contra a progressão do nemátodo

Oleiros com Plano de Acção de Controlo do Nemátodo do Pinheiro


Com o objectivo de controlar o Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) em Portugal, no âmbito do Programa de Acção Nacional para Controlo do NMP, irão decorrer no concelho de Oleiros trabalhos de marcação e corte de árvores que apresentem sintomas de declínio, assim como a colocação de armadilhas para monitorização da doença. A acção será levada a cabo pela APFAM (Associação dos produtores Florestais de Alvelos e Muradal), em parceria com a FORESTIS e antes de se iniciarem os trabalhos, haverá uma sessão de esclarecimento em cada uma das freguesias contempladas.
Esta é uma doença causada por um verme microscópico da família das lombrigas que se transmite às árvores através de um insecto-vecto, pelo que a dispersão do nemátodo está limitada ao período de voo do insecto (de Abril a Outubro). De modo a garantir o sucesso da acção de monitorização, apela-se a todas as pessoas que não danifiquem nem retirem do local as armadilhas que vão sendo colocadas para captura do insecto-vector desta doença.

Visualmente, o NMP detecta-se pelo amarelecimento e murchidão das agulhas, diminuição da produção de resina, manutenção das agulhas mortas por período prolongado e existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual, levando à secura total da copa. Para combater esta doença, para além da colocação de armadilhas, é essencial detectar e remover pinheiros mortos ou com sintomas de declínio (preferencialmente de Novembro a Março) e eliminar todos os sobrantes da exploração florestal, cujos trabalhos requerem alguns preceitos e constituem uma obrigação legal da responsabilidade dos proprietários.

Desta forma, qualquer árvore que apresente a sintomatologia da doença, será identificada e abatida, pelo que após o corte das árvores, o proprietário terá um período para retirar a madeira cortada, findo o qual, esta ficará a cargo da APFAM. Se é proprietário florestal no concelho de Oleiros esteja atento e informe-se junto desta Associação sobre: se deve ou não intervir no seu pinhal; se está ou não numa área afectada; como deve ser efectuado o corte e o tratamento do material; como deve ser efectuado o transporte e quais os locais autorizados; quais os trabalhos em curso no âmbito do Plano de Acção Nacional a decorrer contra o NMP e a legislação em vigor. Pode contactar através dos números 272 682 380 e 969 846 867 ou por e-mail apfam@sapo.pt.
informação do Município de Oleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário