agosto 04, 2011

Município de Oleiros edita mapa da Rota das Montanhas


Município de Oleiros aposta na “Evasão da Rotina”

Encontram-se disponíveis, no Posto de Turismo de Oleiros, os mapas referentes à recentemente criada Rota das Montanhas, a qual resultou de um trabalho conjunto entre os técnicos do Município de Oleiros e do Geopark Naturtejo. Sob o lema “A Evasão da Rotina”, este consiste num percurso viário com cerca de 100 km, o qual contempla a passagem pelos vários pontos de interesse do concelho. No mapa constam ainda outras informações de interesse para qualquer visitante ou turista, nomeadamente, o património natural e histórico-cultural, percursos pedestres, manchas florestais de relevo, oficinas de artesanato local, praias fluviais, principais serras, monumentos naturais, aldeias preservadas e em xisto, unidades de alojamento e de restauração, distâncias e indicações viárias, assim como os contactos úteis.
Numa estratégia que visa promover a cultura de montanha do território, assim como os seus produtos locais, os chamados produtos da montanha, esta é uma aposta do Município de Oleiros no sentido de aumentar a oferta turística e assim, captar fluxos interessantes e geradores de riqueza para a região. Tendo como mentor de todo o projecto a figura do Padre António de Andrade – nascido em Oleiros no ano de 1581, sendo uma referência enquanto “escalador dos Himalaias e descobridor do Tibete” - pretende-se captar novos públicos, nomeadamente os adeptos da “evasão da rotina”, assim como variados agentes turísticos que pretendam desvendar novas vertentes do turismo de montanha.

Recorde-se que o projecto foi apresentado internacionalmente no passado mês de Maio, no II Congresso Nacional de Geoturismo, em Yaracury (Venezuela), pelo Dr. Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo, tendo o projecto sido considerado um exemplo a seguir, enquanto ferramenta geoturística ao serviço do Desenvolvimento Local.

Sem comentários:

Enviar um comentário