outubro 13, 2010

XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FOGO DE ARTIFÍCIO NO PORTO

XII Simpósio Internacional de Fogo-de-Artifício

O Grupo Luso Pirotecnia e logicamente a Pirotecnia Oleirense participam neste evento.

As cidades do Porto e Vila Nova de Gaia  patrocinam, e têm o prazer de acolher um evento da maior relevância que teve início já no dia 11 e decorre durante cinco dias. Estão presentes mais de 325 participantes, oriundos de 40 países e 5 continentes, o que mostra bem a amplitude do mesmo. Aqui se encontram, portanto, as pessoas representantes da pirotecnia industrial internacional  mas, o dia de hoje, quarta-feira 13, é dedicado à pirotecnia tradicional portuguesa e, por isso, vai ser lançado o maior foguete do mundo, (12 quilos, 30 propulsores que é candidato ao Guinness. O seu lançamento está previsto para o jardim do Cálem do Porto e segundo informações de intervenientes, esse acontecimento está marcado para as 21H00. Este foguete de proporcões únicas, não será lançado por um fogueteiro, mas sim por um engenho mecânico automático, para não por em causa a vida dessa eventual pessoa. Vai ser visto das duas margens do Douro.
Note-se que, durante o simpósio, existem quatro espectáculos oferecidos ao público a não perder, evidentemente. Este bonito rio vai ter espectáculos parecidos, ou melhores, que o próprio de São João, bem conhecido no país.
Na sessão de abertura estiveram várias entidades presentes, nomeadamente, a Governadora Civil do Porto, em representação do Ministro da Administração Interna e dois Vereadores  da  Câmara Municipal do Porto.
O evento conta com os apoios das duas Câmaras.

No entanto, no meio de todo este brilhantismo 
o Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS) condenado o facto de o engenho causar "graves problemas a aves migratórias no estuário do Douro" e considerando "inadmissível" a decisão das autarquias do Porto e de Gaia. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário