outubro 20, 2010

MdM - Médicos do Mundo e o combate à exclusão social

O Boletim de Notícias de Setembro (distribuição gratuita) é dedicado ao  "Ano Europeu de Combate  à Pobreza e Exclusão Social".
Uma edição muito bem elaborada e que trata, em vários artigos problemas relativos ao tema em destaque. Dele destacamos, "Médicos do Mundo no Combate  à Pobreza e Exclusão Social" onde se pode ler "Médicos do Mundo, tendo como prioridade de intervenção, garantir o acesso à saúde a todos os que  precisam, independentemente  da sua nacionalidade, raça, género, e estando as questões de saúde associadas às mazelas sociais, deparamo-nos com um cada vez maior número de pessoas a precisar de apoio e também  elas  com perfis diferentes  dos habituais. Actualmente desenvolvemos em território nacional 14 projectos, que permitem dar resposta a este nível no Porto, Lisboa, Loures, Seixal e Évora."
A Coordenadora dos Projectos Nacionais de MdM, avança com números em "Um Olhar Sobre a Probreza", que não nos deixam de preocupar. Afirma Carla Fernandes que, "Os meios de comunicação lançam.nos diariamente notícias alarmantes.
1 - Um quinto dos portugueses vive com menos de 360 Euros por mês. E 32% da população activa entre os 16 e 34 anos seria pobre se dependesse só do seu trabalho;
2 - Aos dois milhães de portugueses em risco de pobreza corresponde apenas 7% do rendimento líquido das famílias;
3 - Portugal está entre os dez com maior risco de pobrza da UE" (cit in Económico).
Conclusão: Um boletim que se aconselha a sua leitura pela importância que tem no conhecimento da pobreza em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário