outubro 15, 2010

MEDICAMENTOS COM ALTERAÇÕES NO PREÇO


Revolução no Preço dos Medicamentos. 
Portugueses pagam as moléculas mais caras

Se por um lado o preço dos medicamentos desceu 5%, também não é menos certo que a comparticipação por parte do Estado modificou e entrou a doer mesmo. Alguns foi de tal maneira que o o Estado comparticipava mais do que o utente, Agora, os valores inverteram-se criando-se um enorme problema para quem, tem que tomar continuamente vários tipos de medicamentos (alguns a preços caríssimos) e não sei mesmo o que vai acontecer em muitas pessoas  que não conseguem suportar tais despesas. O problema é que algumas pessoas, reduzem mesmo nos medicamentos que deveriam tomar com todas as consequências que daí advém.
De ontem para hoje, algumas farmácias tiveram de ter trabalho acrescido e com afluência fora do normal.
Em todos os medicamentos que estavam isentos, o utente passa a pagar 5% do PVP. Os antidepressivos  (Dumyrox, por exemplo) e que são tomados toda a vida ou em periodos muito longos, tinham grandes descontos ao abrigo de um Despacho próprio. Agora, acabou!
Caso o médico receito dos cinco genéricos mais baratos do mercado, por lote, mantém-se a comparticipação. Caso curioso é o Sinvastatina que tem vindo sucessivamente a baixar de preço (dependendo dos laboratórios e ainda há relativamente pouco tempo custava quase 25 euros e agora, já pode ser adquirido apenas por 7,5 euros. Recorde-se que, este, é um dos medicamentos que a Ministra da Saúde indicou como sendo dos que mais se vendiam em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário