novembro 22, 2013

Família Mendes Barata reunida, mais uma vez, em Tomar


Pela 3ª vez, a Quinta da Gracinda, em Tomar, foi o local escolhido para a reunião da família Mendes Barata, no passado dia 27 de Outubro, coincidindo com o encerramento da Feira de Santa Iria.
O convívio teve início na missa em honra de Santa Iria, celebrada pelo Padre Mário no Terreiro junto à Igreja de Santa Maria dos Olivais, na qual foram relembrados os membros da família já falecidos. Seguiu-se o almoço-convívio na Quinta da Gracinda, nos arredores de Tomar, o qual contou com a presença do Padre Mário e do Padre Sérgio.
Tal como nas anteriores reuniões familiares, ocorridas no mesmo local em 2009 e 2011, foi organizada pelos parentes Lisandro Lourenço Rosa, Vítor Santos e Pedro Amaro, este último Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã e autor do livro “Os Mendes Barata da Longra”, que trata a descendência o casal João Mendes e Apolónia Barata.

Na presente reunião foi ainda destacado o papel relevante que alguns membros da família tiveram ao longo dos tempos, nomeadamente, os Padres João Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Prior da Madeirã), Francisco Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Prior de Cambas), e José Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Vigário de Cernache do Bonjardim), Augusto Mendes Barata (natural da freguesia de Madeirã) e Francisco Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro), que foram Presidentes da Câmara Municipal de Oleiros, o Capitão de Mar-e-Guerra António Mendes Barata, agraciado com a Ordem Militar de Avis e a Ordem Militar de S. Tiago da Espada (cujo pai era natural da freguesia de Álvaro), e o Comendador Gastão Mendes Barata (natural da freguesia de Sobral), fundador da Agência Funerária Barata.

O livro “Os Mendes Barata da Longra”, apresentado publicamente em Oleiros no dia 15 de Agosto de 2011, Dia do Município, trata da descendência do casal João Mendes e Apolónia Barata, os quais foram moradores na Longra, aldeia da freguesia de Álvaro, no concelho de Oleiros. Está disponível para consulta na Biblioteca da Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa, onde pode igualmente ser adquirida. Intimamente ligada ao concelho de Oleiros, os membros desta família fixaram-se principalmente nas freguesias de Álvaro, Cambas, Madeirã e Sobral, numa primeira fase, e, posteriormente, com maior expressão, também noutros concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Santarém. Inicialmente uma família de lavradores, dela vieram a descender pessoas que se distinguiram a nível militar e eclesiástico, mas também comercial administrativo e político, num percurso idêntico a tantas outras famílias portuguesas.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário