novembro 06, 2013

Em Proença piscina reduz faturas de energia

 

"A piscina municipal de Proença-a-Nova conta desde final de julho com uma bateria de condensadores, que reduz o consumo de energia reativa e consequentemente a fatura a pagar todos os meses. Com esta instalação, os encargos anuais com a energia reativa deverão baixar dos 2842,77 euros para os 142,14 euros. Está prevista para breve a instalação de idêntico equipamento no Centro Ciência Viva da Floresta.

A aquisição e instalação da bateria de condensadores resultam dos estudos e pré-consulta lançada ao mercado pela Médio Tejo 21. Esta Agência de Energia tem desenvolvido, desde há algum tempo, ações no sentido de avaliar os consumos energéticos dos espaços públicos. Terminados os estudos e aquisição do equipamento, a bateria foi instalada a 31 de julho e a análise dos consumos posteriores confirma a acentuada redução nos gastos.
As instalações elétricas consomem energia reativa que não produz trabalho útil, mas é imprescindível para o bom funcionamento dos equipamentos. Quando não dispõem de sistemas para compensação de energia reativa, aumentam as perdas nas redes e os encargos desnecessários na fatura de eletricidade, podendo igualmente causar deterioração dos equipamentos produtivos. Estes efeitos podem ser evitados com a instalação de baterias de condensadores, dimensionadas de acordo com as características e tipo de cargas de cada instalação. "

Sem comentários:

Enviar um comentário