novembro 27, 2013

900 Anos da Ordem de Malta - Palestra na Casa da Comarca da Sertã

"O Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã foi palco de uma palestra sobre a Ordem de Malta, no passado dia 19 de Novembro, a qual contou com a presença de Victor Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, e de Helena Mendonça, Vereadora da Câmara Municipal de Proença-a-Nova (à esquerda e à direita do Presidente da Direcção da CCS. Eng. Pedro Amaro, respetivamente).

 Organizada a propósito dos 900 anos da Ordem de Malta, reconhecida pelo Papa em 1113, e da estreita ligação mantida com os municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, foram oradores da palestra "A Ordem de Malta na Heráldica Municipal: As Vilas do Priorado do Crato" o Dr. Lourenço Correia de Matos e o Dr. António Brandão de Pinho, ambos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar e Hospitalária de S. João de Jerusalém de Rodes e de Malta, cuja Assembleia é presidida por S.E. o Conde de Albuquerque.

Na sua intervenção, intitulada "A Ordem de Malta e o Priorado do Crato", o Presidente da Direcção da Casa, Engº Pedro Amaro, apresentou um resumo sobre a Ordem em Portugal e em concreto nas antigas Vilas do Priorado do Crato. Seguiram-se as aprofundadas e esclarecedoras intervenções do Dr. António Brandão de Pinho e do Dr. Lourenço Correia de Matos, que abordaram detalhadamente a presença da Ordem entre nós e o reconhecimento do seu relevante papel, espelhado, nomeadamente, na heráldica dos concelhos anteriormente referidos, bem como na de algumas freguesias, nomeadamente na de Cardigos (Mação), dando a conhecer aos presentes os factos mais relevantes da rica história nacional e internacional da Ordem de Malta, bem como as principais acções que actualmente desenvolve, nomeadamente ao nível da ajuda humanitária.

No final foi servido um Porto de Honra com o apoio da Pastelaria Suiça, de Fausto Luís Rodrigues Roxo, sócio natural da freguesia de Mosteiro, no município de Oleiros, localidade que pela tradição deve o seu nome a um Mosteiro da Ordem de Malta que aí terá existido.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário