junho 08, 2011

Proença descerra placas na toponímia de algumas ruas. Boa atitude!

Novos nomes para meia centena de ruas
No Dia do Município são homenageadas cinco
personalidades locais que passam a integrar a toponímia
 
 Cinco personalidades de relevo que se destacaram pela dedicação à vida pública são homenageadas, no Dia do Município, com o descerramento de placas nas ruas às quais o seu nome foi atribuído. O Pe. Alfredo Dias, o antigo veterinário municipal António Valente, Elias Sequeira (que se destacou no associativismo), o médico e presidente da Câmara Eugénio Ferreira de Matos e João Manuel Cardoso Dias, antigo presidente da Junta de Freguesia de Proença, serão recordados na sessão solene do próximo dia 13.
A renovação e modernização da toponímia de Proença-a-Nova já está definida, prevendo-se a atribuição de meia centena de novas denominações – 41 referentes a novos arruamentos, duas pracetas, um jardim e um largo, a que se juntam 9 alterações de nome decorrentes de melhoramentos e ampliações. A proposta de atribuição, que distingue tanto personalidades ilustres como costumes e figuras populares, foi aprovada pela Comissão Local de Toponímia e será agora sujeita à apreciação do executivo camarário.

A par dos levantamentos históricos e contributos da comissão, foram recebidas sugestões de munícipes. Uma delas visa recordar o resistente antifascista Miguez Garcia, desterrado em Proença, tendo também havido uma solicitação para que seja atribuída a uma rua a designação de 1º de Maio. Alguns dos topónimos da listagem proposta já existiam, mas sem designação formalizada. No total, estavam até agora classificadas 93 ruas.
Criada na sequência da recente aprovação do Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia (publicado em Diário da República a 17 de Março), a comissão tem como objectivo trabalhar de forma a que a toponímia das várias localidades, na totalidade do concelho, fique pronta até final do mandato. A par da relevância cultural e social, a adequada identificação de todos os locais é fundamental para efeitos de cadastro e georreferenciação.
Além de propor a atribuição ou alteração de denominações de novas vias e espaços públicos, compete à Comissão Local de Toponímia fazer um levantamento dos nomes existentes em cada freguesia e promover, em colaboração com os serviços municipais, a constituição de ficheiros e registos toponímicos. Integram a comissão representantes dos CTT, GNR e escola de condução, um representante da Assembleia Municipal (António Gil Martins Dias), um especialista em história local designado pela Câmara (António Manuel Martins da Silva), um técnico do sector de Obras e, por inerência do cargo, o presidente da Câmara, o presidente da Junta de Freguesia da área em causa e a chefe de Divisão de Obras.
O regulamento de toponímia determina que devem manter-se as designações atribuídas, consagrando a estabilidade salvo em casos especiais, como reconversões urbanísticas ou perda de significado dos nomes existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário