junho 18, 2011

Foi assim em Proença-a-Nova: Evocar o passado de olhos postos no futuro

O dia do Município serviu para uma das mais significativas iniciativas ao homenagear cinco personalidades locais.

Recordar quem se destacou no passado, sempre de olhos postos no futuro. Este foi o espírito da sessão solene que, no Dia do Município, recordou e homenageou cinco personalidades que se destacaram pela forma como serviram a comunidade local. Depois de André Março, em representação da bancada do PS, ter lembrado ser necessário o “contributo de cada um” para enfrentar o actual contexto de crise, também o presidente da Câmara apelou à capacidade de ultrapassar a crítica fácil e de reconhecer as qualidades de quem mais merece ser valorizado. Mesmo admitindo que “as homenagens aos vivos nunca são consensuais”, João Paulo Catarino sublinhou ser intenção da autarquia, no futuro, reconhecer em vida aqueles que o merecem. Conceição Alves, pela bancada social-democrata, congratulou-se com a homenagem demonstrativa de que “somos um concelho com pessoas a lembrar”.
Na sessão, foram feitas breves alusões à vida e obra dos homenageados. O padre Armando Alves recordou o pároco Alfredo Dias, destacando a par da actividade paroquial as suas facetas de construtor – que edificou e restaurou diversas capelas e centros sociais –, de escritor e de homem desprendido e pobre, que ajudou de forma discreta muitos jovens seminaristas e famílias carenciadas. Coube ao deputado municipal António Gil Dias recordar o antigo presidente da Câmara Eugénio Ferreira de Matos, que enquanto médico deu prioridade à saúde pública.

Ao evocar João Dias, Mário Fernandes destacou as qualidades pessoais que o tornaram querido da população à frente da Junta de Freguesia de Proença-a-Nova, a ponto de passar a ser conhecido como “o João da Junta”. Também o antigo veterinário municipal, António Valente, foi lembrado “pela dedicação às pessoas”, mais ainda que à profissão, tendo o colega e sucessor Fernando Monteiro destacado a sua “paixão pelo mundo rural”.
Além de apontar a composição da Comissão Local de Toponímia, que integra na qualidade de representante da Assembleia Municipal, António Gil Dias explicou a preocupação dos seus membros de contemplar, nas novas atribuições de nomes agora formalizadas, tanto figuras que desempenharam cargos públicos como figuras populares. Razão para ter sido escolhido Elias Sequeira, que se empenhou no associativismo local.
Depois da sessão solene da Assembleia Municipal, foram descerradas placas nos cinco locais a que foram atribuídos os nomes dos homenageados. A anteceder o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, o grupo de Bombos da Casa do Benfica fez uma arruada pelas ruas da vila. 
____________________
Nota do Blogger: Sempre e em todos os lados que se elege um grupo de personalidades para ser homenageado, dá sempre muita discussão e profunda análise. Vale mais homenagear os vivos que sejam exemplo, do que os mortos (estes só em casos excecionais).

Sem comentários:

Enviar um comentário