junho 03, 2011

FROIA E MALHADAL também com "QUALIDADE OURO"

Proença-a-Nova é o único concelho do país com
duas praias interiores incluídas na lista da Quercus

Fróia e Malhadal foram consideradas pela Quercus praias com qualidade de ouro, uma distinção que apenas 12 praias interiores a nível nacional conseguiram obter. Proença-a-Nova é o único concelho do país com duas praias fluviais incluídas na lista. A maior associação nacional de conservação da natureza analisou os dados das análises à água efectuadas nos últimos cinco anos, para obter uma leitura de continuidade dos resultados. As praias que apresentam sistematicamente boa qualidade dão, destaca a associação, maiores garantias de fiabilidade.
Para João Paulo Catarino, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, a classificação é “um orgulho e o atestado por entidades independentes e idóneas, com base nas análises oficiais, da excelente qualidade das nossas águas”. As características naturais, “aliadas à requalificação dos equipamentos de apoio que temos vindo a fazer nos últimos anos, colocam as nossas praias entre as melhores do país”, confirmando as potencialidades turísticas do concelho.

Se nas zonas marítimas há um número elevado de praias com qualidade de ouro – 274 -, o panorama é outro nas zonas interiores, em que os padrões são mais difíceis de manter, sobretudo quando os caudais são mais reduzidos. Para Francisco Ferreira, da Quercus, os resultados demonstram que haverá ainda problemas a resolver ao nível de esgotos e outras fontes de contaminação.
Para obterem a classificação máxima, só foram consideradas áreas balneares que apresentaram boa qualidade entre 2006 e 2009 e sempre análises excelentes em 2010. A informação de base é disponibilizada pelo Instituto da Água, através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, e respeita as novas regras europeias relativas à qualidade da água das praias.

Das cinco praias fluviais do concelho, Alvito e Cerejeira não são contempladas no estudo, até porque foram inauguradas recentemente. A lista elaborada pela Quercus foi divulgada hoje, assinalando o início da época balnear nalgumas praias do país. No concelho, a abertura oficial das praias fluviais ocorre no próximo dia 15.

Sem comentários:

Enviar um comentário