março 07, 2015

Sessão de Reabilitação Urbana em Oleiros


"Vai ter lugar no próximo dia 17 de março, pelas 10 horas, no auditório da Casa da Cultura, uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Oleiros. Este é um projeto que pretende contrariar o estado de degradação do espaço urbano, através do incentivo à sua requalificação por intermédio de alguns benefícios fiscais que irão ser concedidos. Pretende-se assim promover e valorizar do espaço urbano de forma integrada, com o consequente incremento da qualidade de vida da população, através de uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU) que será apresentada nesta sessão à população.

Esta medida surgiu em articulação com o Quadro de Referência Estratégica Nacional (2014-2020) pretendendo contrariar o estado de degradação dos centros urbanos (edifícios, infraestruturas e espaços exteriores), fruto do envelhecimento, da sobrecarga de usos, da escassez de recursos económicos para novos investimentos e para manutenção ou do desajustamento dos desenhos aos novos modos de vida, ao mesmo tempo que pretende fomentar a qualidade de vida das comunidades. "
Nota: Uma medida que pode vir a incentivar, como em muitos lados, o corte com a degradação urbana a que se verifica dia após dia. Em Oleiros existem vários prédios (casas) que têm mesmo que ser reparadas. Algumas estão num estado absolutamente vergonhoso e até perigoso. Prefiro não dar exemplos porque todos os conhecemos. Veremos se , agora, alguns recorrem a esta possibilidade para que e, desta forma, colaborarem no melhoramento que se deseja e pode rejuvenescer a Vila ou ou outros Centros.

Sem comentários:

Enviar um comentário