março 20, 2015

Oleiros com Bolsas de Estudo Medicina



Município de Oleiros atribui Bolsas de Estudo-Empréstimo a Estudantes de Medicina
Atualmente Centro de Saúde de Oleiros
 
Com o objetivo de reforçar a fixação de médicos na área do concelho de Oleiros, nomeadamente jovens, o Município acaba de criar um regime excecional de atribuição de bolsas de estudo-empréstimo para estudantes de Medicina. As bolsas serão atribuídas tanto a alunos a estudar em Portugal como no estrangeiro e implicam, desde logo, um compromisso de honra de prestarem serviços e fixarem residência permanente no concelho, após a conclusão do curso.

A medida pretende colmatar a falta de médicos, sobretudo médicos de família, que permitam dar resposta às necessidades de cuidados de saúde de uma população maioritariamente idosa. No caso particular do concelho de Oleiros, verifica-se que há mais de trinta anos nenhum médico fixou residência no concelho.

Por outro lado, pretende-se impulsionar o desenvolvimento socioeconómico do concelho, diminuindo as assimetrias sociais existentes, ao mesmo tempo que se pretende apoiar os jovens oriundos de famílias mais carenciadas no prosseguimento de estudos no ensino superior.

O Projeto de Regulamento para Atribuição Excecional de Bolsas de Estudo-Empréstimo a Estudantes de Medicina foi publicado no passado dia 18 de março em Diário da República. No futuro, caso o Município se venha a deparar com a falta de outros quadros qualificados para responder às necessidades da população, poderão vir a ser criadas novas bolsas de estudo, através da aprovação de Regulamento Municipal no qual serão estabelecidas as condições para a atribuição das bolsas aos estudantes, atendendo às especificidades de cada curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário