abril 24, 2014

Núcleo das JUVEMBOMBEIRO de Oleiros a formar os mais novos. Uma aposta



Futuros Bombeiros de Oleiros tiveram formação


Pelo segundo ano consecutivo, foi realizada a actividade “3 Dias Bombeiro”, promovido pelo Núcleo da Juvebombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros. Esta actividade teve como objectivo, incutir o valor do voluntariado nos bombeiros bem como o gosto pelo trabalho dos mesmos por forma a enraizar o desejo de entrar na Escola de Estagiários assim que atinjam a idade de admissão, promovendo a aquisição de novos elementos num futuro próximo. Entre os dias 10 e 12 de Abril, 25 jovens entre os 10 e os 16 anos, viveram o dia-a-dia no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, onde tiveram oportunidade de conhecer as instalações, as viaturas e a sua utilização em função da ocorrência com que os Soldados da Paz se deparam e respectivo equipamento.
Os futuros bombeiros também aprenderam como se preparam linhas de água para combate a um incêndio, assim como puderam aprender e praticar a extinguir um foco de incêndio utilizando um extintor. Mas a vida dos bombeiros não apenas feitas de incêndios. Os jovens puderam também aprender e praticar o algoritmo de Suporte Básico de Vida.
 Com passos simples, desde a verificação de condições de segurança abordagem à vítima para verificar o seu estado de consciência, identificar se a vítima respira ou não através do VOS (Ver, Ouvir e Sentir), os jovens aprenderam a identificar uma vítima em paragem cardio-respiratória ou não. Praticaram e aprenderam que com um simples gesto de fazer uma correcta chamada para o 112, podem vir a salvar uma vida. Mas o algoritmo do Suporte Básico de Vida não ficou apenas pela correcta chamada a pedir ajuda, mas abrangeu também a prática de realização de correctas compressões torácicas e/ou colocação a vítima em posição lateral de segurança, mediante a situação em que se podem deparar. A actividade ainda inclui-o uma caminhada por diferentes percursos, onde foram colocados à prova tudo o que aprenderam, terminando com uma cerimónia de encerramento, onde os jovens puderam demonstrar aos familiares e convidados tudo o que aprenderam.
A atividade teve grande sucesso, tendo sido a esta sido apoiada pela Câmara Municipal de Oleiros, Junta de Freguesia Oleiros-Amieira, Pirotecnia Oleirense, entre outros.

                           Rute Antunes

(Delegada do Núcleo da Juvebombeiro de Oleiros)

Sem comentários:

Enviar um comentário