abril 30, 2014

Feira da Ciência em Proença com meio milhar de pessoas

Cerca de 500 pessoas participaram nas atividades da Feira de Ciência, que decorreu sexta-feira e sábado no parque urbano de Proença-a-Nova. O planetário portátil foi um dos equipamentos mais procurados, tendo sido promovida uma sessão adicional, além das seis inicialmente constantes do programa. Robótica, construção e lançamento de microfoguetes, carros solares, exposição de fósseis e oficinas diversas captaram público de todas as idades.

Desdobrada em vários núcleos, incluindo a galeria municipal e o espaço infanto-juvenil, a feira contou com a participação de diversas instituições, nomeadamente o Centro Ciência Viva de Estremoz, Geopark Naturtejo e FISUA – associação de Física da Universidade de Aveiro. Localmente associaram-se o Instituto de São Tiago, a Universidade Sénior e o projeto BioAromas. A organização foi partilhada entre a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento (no âmbito de um projeto apoiado pela agência nacional Ciência Viva), Município e Centro Ciência Viva da Floresta.
O espetáculo Ciência Mágica proporcionou um serão animado, com quase duas horas de magia em que foram desvendados alguns contributos da química, física e matemática para criar efeitos de ilusionismo. Filipe Monteiro, químico, mágico e escritor, recorreu a vários números com cartas e surpreendeu o público com a capacidade de “adivinhar” cálculos e resultados matemáticos.
Para incentivar à participação nas diversas atividades, foi criado um passaporte que após o preenchimento dava acesso a bilhetes para o Centro Ciência Viva da Floresta. Algumas oficinas com lotação limitada funcionaram mediante inscrição, enquanto a maioria das atividades foram de participação livre, com circulação dos participantes entre os vários módulos ao longo dos dois dias de feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário