abril 22, 2014

abril, mês repleto de atividades em Oleiros. Muito Bom!

Nos fins de semana passados decorreram já em Oleiros uma série de acontecimentos, os quais se associaram à sexta edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho ou às seculares tradições da Semana Santa. Outros ainda decorrerão, neste final de mês:
1 - No próximo dia 25 de abril será celebrado o 40.º aniversário da Revolução dos Cravos, numa iniciativa do Município de Oleiros com o apoio do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA). As comemorações incluem atividades pedagógicas destinadas às crianças e jovens, tais como o atelier de cravos ou o visionamento do filme Capitães de Abril, a partir das 14h30 na Casa da Cultura de Oleiros.
2 - Nesse dia, pelas 18H00, tem lugar a Marcha da Liberdade, destinada a todos quantos se queiram associar. As celebrações oficiais estão marcadas para as 20H00 com o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e o hastear da bandeira nacional, no edifício da Casa da Cultura (antiga Câmara Municipal). Seguem-se depois os discursos oficiais, um momento de poesia por um aluno do AEPAA e os testemunhos de vivências, na primeira pessoa, por parte de Ex-Combatentes naturais do concelho. As comemorações finalizam com a atuação do grupo “Os Amigos do Artur”, pelas 22H00, no palco onde terão lugar todas as celebrações, instalado na Praça da República que nesse dia estará vedada ao trânsito (se as condições climatéricas não o permitirem, as celebrações passam para uma tenda situada no Recinto das Feiras).


3 - Findas as celebrações dos 40 anos da Revolução dos Cravos, no dia 26 de abril, para além do passeio “Antigas Vilas e Aldeias do Xisto da Comarca da Sertã”, organizado pela Casa da Comarca da Sertã e o qual tem como destino a Aldeia do Xisto de Álvaro, arranca em Oleiros a 2.ª etapa do Campeonato Nacional de Navegação promovido pela Federação Portuguesa de Todo o Terreno e pela Lazer para Todos. A iniciativa é organizada pela associação Trilhos do Estreito.


4 - No domingo, dia 27 de abril, será a vez do IV Desfile de Fanfarras organizado pelos Bombeiros Voluntários de Oleiros, no qual participarão seis fanfarras oriundas de vários pontos do país.
 5 - Logo na segunda-feira, dia 28 de abril, no auditório da casa da Cultura, pelas 9H30, irá ter lugar a palestra “António de Andrade – exemplo e tenacidade e dedicação à Missão”. Esta é uma atividade comemorativa do nascimento do Padre António de Andrade, numa parceria entre o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA) e o Município de Oleiros e destina-se aos alunos do agrupamento e população em geral.
6 - A Feira do Livro 2014 irá ocorrer em Oleiros nos dias 29 e 30 de abril, numa tenda situada no Recinto das Feiras, com o horário habitual das 9H30 às 17H30. O dia da abertura do evento (dia 29) de inclui a apresentação do livro “A Ordem do Poço do Inferno”, pelo autor Nuno Matos Valente, natural de Castelo Branco, destinada aos alunos do 5.º ao 9.º ano do AEPAA.
 7 - O encerramento da Feira do Livro irá ocorrer com um Sarau Cultural, no dia 30 de abril, pelas 20H30, promovido pelo AEPAA, em parceria com o Município de Oleiros. Este acontecimento inclui dramatizações, teatro e momentos musicais. Uma das atividades deste Sarau será desenvolvida pela Casa da Cultura de Oleiros e pelos alunos do Grupo de Teatro do AEPAA e consiste na dramatização da comédia adaptada do texto original do livro e do filme “A Rapariga que Roubava Livros”, da autoria de Markus Zusak.

Sem comentários:

Enviar um comentário