agosto 13, 2012

Câmara de Oleiros apresenta o livro “O Medronho de Oleiros”


No dia feriado concelhio, pelas 16h00, foi apresentado no auditório da biblioteca municipal o livro da autoria dos jornalistas Daniela de Carvalho Faria e Eduardo Grilo, com o título acima indicado. Trata-se de uma publicação de excelente ilustração e que conta e mostra as várias fases do medronho, desde o fruto verde até, passando pelas outras etapas do fruto já maduro, destilação e posteriormente pronto a ser saboreado. 
O Presidente da Câmara, José Santos Marques, fez inicialmente uma introdução e explicação da razão do aparecimento deste livro, com uma edição limitada nesta altura e que estará à venda na Biblioteca Municipal pelo preço simbólico de 5€. As razões porque tem de ser pago foram também explicadas pelo edil.
Tratou-se de uma cerimónia leve, rápida mas q.b.
No final do livro estão incluídos desenhos de alunos da escola do 1º 
ciclo do ensino secundário de Oleiros sobre o tema do medronho 
 aliando-se a parte científica e técnica escrita pela  Eng. Inês Martins, funcionária da CMO, à pedagógica com a sensibilização dos alunos para uma questão de muita importância económica do nosso concelho. O Presidente diria mesmo que, “Oleiros é, sem dúvida, a capital do medronho. Chamou ainda a atenção para a importância não só do fruto mas dos medronheiros em si “pois servem de tampão para os incêndios e é uma espécie de árvore indicada na reflorestação de zonas queimadas neste concelho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário