agosto 09, 2012

ABRIU A FEIRA EM OLEIROS

Ontem, dia  8, pelas 16H30, foi inaugurada a FEIRA em Oleiros com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Eng. José Diogo Albuquerque.

O programa da Feira é detalhado mas omitia o momento da cerimónia oficial no Salão Nobre. No entanto, as informações que recebemos durante o “desfile” pelas ruas dos stands e, posteriormente, uma informação distribuída pelos Serviços de Informação camarários que aqui deixamos, marca o momento marcante, ao serem atribuídas distinções (vale mais tarde que nunca), conforme aqui fica relatado parcialmente:
“Teve lugar no dia 8 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma homenagem pública da autarquia a seis empresas locais. Estas foram reconhecidas pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às
Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), no ano de 2011, como as melhores do ano, tendo-lhes sido atribuído o estatuto de PME Líder e de PME Excelência.

São elas: Europoste - Indústria e Comércio de Madeiras,Lda.; Henrique Mateus & Filhos - Construção Civil, Lda.; José Afonso & Filhos, S.A.; Lourantunes - Construções Antunes & amp; Lourenço, Lda.; Pinorval - Indústria de Madeiras, S.A. e Pirotecnia Oleirense - Fogos-de-artifício, Lda. …”


MOMENTOS ALTOS JÁ NO PERCURSO DA FEIRA


1 – Na chamada pelas pessoas como rua nobre, encontra-se à direita o pavilhão da C. Municipal e à esquerda um stand da FOTO DISCO muito bonito e demonstrações de trabalhos realizados e, mais à frente é a Pirotecnia Oleirense que, neste tipo de certames está sempre com originalidade e bonito. Basta ver!

2 - A visita aos pavilhões das Freguesias do concelho onde, algumas das quais, incluíam representações de associações dessas freguesias. Mais um ano estes autarcas e amigos primaram pelo bem receber as individualidades espelhando o carinho da nossa população em geral quando recebe visitas. Em quase todos os stands havia pão (broa e trigo), queijo, presunto, filhós feitas na hora, peixe frito achigã, vinhos calum e normal tinto, mesmo que algum fosse servido por um garrafão de plástico de água. Mas são gestos simples pois a boa vontade e o conteúdo é que interessavam.

3 – Um novo carro contra incêndios urbanos, recebido neste próprio dia e que se encontra no enfiamento da “rua das autarquias”. Trata-se de uma viatura custeada 70% pelo Governo através do programa QREN e 30% pela Câmara Municipal de Oleiros.
4º - A visita ao pavilhão do Agrupamento de Escolas. Aqui se podem apreciar muito do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores e tem, diariamente, uma experiência, ao vivo, de física ou química. No momento foi mostrada uma reação química para mostrar a maior ou menor acidez das águas de cinco fontes. Todas deram resultados diferentes.


MOMENTOS MENOS ALTOS DURANTE A VISITA
1 – Não ser feita visita à distinta e impressionante exposição dos 30 anos de atividade de Alberto Ladeira enquanto fotógrafo/artista. Esta exposição encontra-se no auditório da Santa Casa da Misericórdia (parte nova) e que tem acesso direto da feira. Mas foi muito comentado pelas pessoas.
2 – Num stand que só vende esfregonas (!) quando o Presidente perguntou à pessoa que ali estava se já tinha estado na feira mais vezes, este respondeu “já estivemos no ano passado, o material era o mesmo, só mudou de palhaço”.
Lembro que estes stands são atribuídos gratuitamente a todos (portanto pagos pelos contribuintes) e o Presidente e Secretário de Estado mereciam uma resposta mais dignificante.

Sem comentários:

Enviar um comentário