dezembro 07, 2010

Tornado atinge Tomar e Ferreira do Zêzere e Sertã. Há feridos e destruição

De acordo com a notícia avançada pelo sapo.pt "um tornado de fraca intensidade atingiu Tomar e Ferreira do Zêzere e provocou a queda de várias estruturas, queda de árvores e várias centenas de casas com danos a nível dos telhados, avança a Protecção Civil. Há registo de 21 feridos em Tomar e 4 feridos em Ferreira do Zêzere." Tudo teve início pelas 15H00, segundo também a Rádio Condestável relatou que o mini-tornado arrancou árvores na cidade de Tomar e já em Ferreira do Zêzere afectou parte da estrutura do Terminal da Rodoviária arrancando vidros e parte da estrutura, incluindo a destruição de vidros de vários autocarros. 
Pouco mais tarde, passou pela Sertã, onde arrancou chapas, árvores e telhados e atingiu também parte da zona industrial. No Cabeçudo, Palhais e casas perto da Macieira, muitas casas ficaram destelhadas. No Centro Náutico (Palhais) a confusão foi enorme com destruição da rampa de skate e uma das rulotes foi pelos ares.
Segundo a mesma fonte, no IC8  também houve problemas com árvores caídas  Os concelhos da Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomaram estava, há pouco tempo, sem electricidade, devido à queda de uma torre pertencente à REN. A substação de Venda Nova teve de ser colocada fora de serviço para permitir os arranjos necessários nas linhas de alta tensão.
É evidente que no percurso que o tornado fez, acabou por fazer alguma destruição florestal.
Quanto ao concelho de Oleiros, desconhece-se qualquer acontecimento em consequência do tornado, mas o que tudo indica, é que o concelho não venha a ser atingido. No entanto, a Protecção Civil tem os meios activados, nomeadamente os Bombeiro. 
Este acontecimento vai ser, como não poderia deixar de ser, alvo de notícias nos telejornais.
Lembrar por fim que, números actualizados, quando o abatimento do telhado do jardim-escola "S. João de Deus" abateu, ficaram feridas 20 pessoas, 18 das quais eram crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário