dezembro 15, 2010

Bombeiros da Vila Nova da Barquinha - Aniversário em 2010

1 - Veja o aniversário em 2010 dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha. Um exemplo simples mas consta no youtube e a poder ser visto por todos quantos desejam. A estes Bombeiros, como a qualquer outra Corporação, desejo as Boas Festas e que continuem com a  vossa entrega inestimável, que não só combatem incêndios, como prestam tantos outros serviços fundamentais na área da saúde às pessoas.
Ver vídeo
 2 - A notícia completa
"No passado dia 29 de Novembro a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha completou 85 anos de vida associativa ao serviço da comunidade.
Ao longo de oito décadas e meia de existência a Associação procurou sempre cumprir a finalidade para que
foi criada:
“Manter um Corpo de Bombeiros Voluntários, destinado à protecção de pessoas e bens, nomeadamente o socorro de feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, podendo desenvolver também actividades de índole cultural e desportiva, nomeadamente a manutenção de uma Banda de Música e de uma Secção Desportiva”.
A Associação tem 2162 sócios distribuídos pelo concelho e concelhos vizinhos da seguinte forma: Moita do Norte 25,75%, Barquinha 22,01 %, Praia do Ribatejo 19,60%, Atalaia 17,94%, Tomar 7,58%, Tancos 4,25%, Entroncamento 1,94%, Constância 0,23%, Golegã 0,09%, Torres Novas e Chamusca 0,05%.
O Corpo de Bombeiros articula-se em 3 secções guarnecidas por 61 elementos da carreira de bombeiro, 5 do quadro de reserva e 14 do quadro de honra. O quadro de comando tem 2 elementos e 1 elemento na carreira de oficial bombeiro.
Em Junho de 2009 a Associação passou a dispor de uma Equipa de Intervenção Permanente, constituída por cinco bombeiros e financiada pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e Autoridade Nacional de Protecção Civil, em partes iguais. Esta equipa constitui uma mais-valia para o socorro e protecção de pessoas e bens do concelho porque garante, em permanência, durante as horas normais de trabalho um dispositivo mínimo de intervenção.
Para além destes a Associação emprega 9 trabalhadores que asseguram o serviço de transportes em ambulâncias, o trabalho administrativo e de limpeza.
O Corpo de Bombeiros tem 7 viaturas de combate a incêndios e 10 ambulâncias.
Desde 21 de Agosto de 2009 é Posto de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica
(INEM).
Como curiosidade refira-se que a idade média do parque de viaturas é de 11 anos.
A Banda de Música é constituída por 50 músicos com idades entre os 8 e os 77 anos. No dia 11 de Dezembro de 2010 foram integrados formalmente na Banda 9 jovens músicos formados na Escola de Música.
Recentemente foi reactivado o Grupo de Teatro da Associação e prepara já uma peça para levar á cena em Fevereiro e vai abrilhantar a nossa festa de Natal com dois monólogos.
Nesta altura merece relevo e destaque a obra de Ampliação e Remodelação do Quartel inaugurado pelo Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, em 21 de Maio de 1988.
A candidatura ao Programa Operacional Valorização do Território (POVT) foi apresentada em Março de 2009, no mandato da direcção anterior presidida pelo Sr. Rui Constantino.
Em 30 de Maio de 2010, foi assinado o contrato entre Estrutura de Missão para a Gestão de Fundos Comunitários e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, garantindo o financiamento de 70% custo da obra. O contrato para a sua execução foi assinado em 5 de Julho de 2010 com a empresa Nogueira & Matias, Lda., de Lisboa pelo valor de 134.901.67 €, ao qual acresce o IVA à taxa legal. Em 12 de Julho de 2010 foi assinado o auto de consignação e iniciados os trabalhos. A obra decorre a bom ritmo e espera-se que a mesma esteja concluída dentro do prazo contratual, isto é, em Março de 2011.
Aproveitamos a ocasião para a toda a população do concelho que participe activamente na vida da Associação porque só com esforço conjugado de todos, quer sejam sócios, bombeiros, músicos ou membros dos órgãos sociais, amigos ou utentes dos nossos, a Associação poderá continuar ao serviço da comunidade por muitos e longos anos. “Vida por vida”

Sem comentários:

Enviar um comentário