dezembro 10, 2014

JS de Castelo Branco repudia, em comunicado, a forma de inauguração da ESART



A Federação Distrital de Castelo Branco da Juventude Socialista
 e a Concelhia de Castelo Branco da Juventude Socialista
 manifestam o seu repúdio pela inauguração das novas
 instalações da ESART ser feita pelo Primeiro-Ministro, 
Pedro Passos Coelho.

Após assumir a chefia do governo, Pedro Passos Coelho decidiu travar a construção deste equipamento público fundamental para o IPCB, a cidade de Castelo Branco, e toda a Região. Assim, foi a Câmara Municipal de Castelo Branco, pela mão do executivo Socialista liderado por Joaquim Morão, a assumir, numa situação inédita em todo o país, o financiamento integral da componente nacionalda construção das novas instalações de uma instituição de Ensino Superior. Foi a visão da Câmara Municipal de Castelo Branco que assegurou, apesar dos obstáculos levantados pelo governo, além de uma melhor qualidade de ensino aos alunos da ESART, que Castelo Branco não perdesse o acesso aos mais de três milhões de euros de financiamento comunitário, fundamentais na actual conjuntura,que foram, assim, investidos na região.
Perante isto, manifestamos o nosso completo repúdio pela enorme falta de vergonhado Sr. Primeiro-Ministro em vir, aproveitando para fazer uma descarada pré-campanha para as eleições do próximo ano, inaugurar um equipamento público que por sua vontade não existia e que se recusou a financiar.

Este governoé aquele que mais cortou no financiamento do Ensino Superior, no financiamento da investigação, da ciência e da cultura. Aparecendo agora a querer limpar a sua imagem, é este governo o impulsionador da política que está a destruir tudo o que temos vindo a conseguir no Ensino Superior e na ciência, pondo em causa uma prioridade absoluta dos governos de todos os partidos nas últimas décadas.


Não esquecemos também, por muito que agora venham inaugurar obras que não queriam nem financiaram, que este é o governo que mais tem atacado o interior. Não esquecemos o encerramento dos postos de atendimento CTT de São Tiago (Castelo Branco) e São Lázaro (Covilhã), reduzindo os custos dos CTT para depois serem privatizados ao desbarato. Não esquecemos o encerramento de serviços de saúde, escolas, tribunais e repartições públicas (como é o caso das finanças). Nunca poderemos esquecer o encerramento do CallCenter da Segurança Social, violando o acordoentre o governo central e o município de Castelo Branco. Não esquecemos o cancelamento de obras, começando pela tentativa de cancelamento da construção da nova ESART, bem como o cancelamento da requalificação da Escola Secundária Nuno Álvares e do novo estabelecimento prisional de Castelo Branco, assim como a suspensão da construção da barragem do Alvito. Nunca poderemos esquecer nem desculpar a fusão das nossas freguesias rurais que, ao invés de efectivamente racionalizar recursos, se limita a acabar com o último ponto de contacto entre o estado e os cidadãos em muitas das nossas aldeias.

Não podemos também deixar de referir que só a manutenção do músculo financeiro da Câmara Municipal de Castelo Branco poderá no futuro, como o tem feito até agora, aproveitar as oportunidades que surjam, de que a nova ESART é um bom exemplo. É assim um excelente sinal que se continue a ver, no executivo socialista liderado por Luís Correia, o mesmo sentido de responsabilidade e de visão estratégica que tem sido a marca da governação socialista em Castelo Branco

Por todas estas razões manifestamos o nosso profundo desagrado com a inauguração da ESART por parte do Primeiro-Ministro e o desejo que, de futuro, Pedro Passos Coelho tenha a mesma disponibilidade de vir ao distrito anunciar os cortes e encerramentos que decide que teve agora para colher os louros alheios.

Gonçalo Clemente Silva – Presidente da Federação Distrital de Castelo Branco da Juventude Socialista

Carlos de Camões – Coordenador da Concelhia de Castelo Branco da Juventude Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário