dezembro 04, 2014

Geminação - Comitiva de Oleiros visita Saint-Doulchard



No passado fim-de-semana, de 28 a 30 de novembro, uma comitiva de Oleiros composta pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Marques Jorge, a sua esposa, Isabel Jorge e o presidente da Assembleia Municipal de Oleiros, José Santos Marques, visitaram Saint-Doulchard. Esta visita decorreu na sequência de um primeiro contacto estabelecido no mês de outubro, com uma muito apreciada visita de uma delegação francesa a Oleiros, no âmbito de uma eventual geminação entre as duas localidades.


Para além de Saint-Doulchard, a comitiva portuguesa pôde ainda visitar a localidade vizinha Bourges. Durante aqueles dias foram várias as atividades realizadas, como a visita ao atelier de bijuteria-joalharia de Dominique Gillet ou a participação numa animada soireé onde estiveram presentes o Cônsul Geral de Portugal, representantes de várias associações franco-portuguesas e o edil de Saint-Doulchard, Daniel Bezard.


Os autarcas oleirenses participaram no programa de rádio Onda Lusitana, do Centro Franco-Português, onde abordaram as questões relacionadas com uma eventual geminação entre as duas localidades e foram os convidados de honra na inauguração do 14.º Salão Artístico, no qual puderam apreciar o talento de vários artistas.


Recorde-se que é neste cantão situado no centro de França que reside uma significativa comunidade de Oleirenses, facto que aproxima os dois territórios e justifica uma eventual geminação. Saint-Doulchard com apenas 24,01 Km2, tem cerca de 10.000 habitantes e uma importância económica e empresarial atestada, por exemplo, pela presença da fábrica da Michelin.


Nesta ocasião, o edil francês, Daniel Bezard, relembrou ao seu homólogo e colega português (os dois são médicos) a importância da comunidade portuguesa na região. “Os portugueses contribuem para a riqueza e prosperidade desta localidade. Vieram trabalhar para a fábrica da Michelin desde a sua criação e muitos são hoje empresários de renome. São católicos, generosos e dinâmicos. Nós gostamos muito deles”.


No fim da visita, a satisfação era geral e a comitiva portuguesa vinha encantada com a receção que teve em terras francesas. Os dois municípios vão agora criar comissões de trabalho com o intuito de oficializar em breve a sua geminação e realizar intercâmbios culturais, desportivos e turísticos que liguem ainda mais os dois territórios.

Sem comentários:

Enviar um comentário