dezembro 09, 2014

A proximidade do Natal e os Centros comerciais



Desta vez o feriado fez alongar o fim de semana e proporcionar às pessoas  aproveitar para dar um "salto" até ao local (ou locais) que elegeram. É verdade que estava um frio bastante acentuado e, enquanto aqui pela zona da grande Lisboa dava para passear até um pouco mais tarde, nos nossos concelhos de Oleiros, Sertã, Castelo Branco e outros a recolha ao calor de casa aquecida tinha de ser mais cedo.
Por mim aproveitei os shopings que quase me rodeiam. E há para todos os gostos e então neste período é maravilhoso sentir todo este movimento e beleza própria do Natal comercial. No novo e enorme que abriu recentemente em Setúbal, esperava muito mais na área da restauração. É grande em tudo o mais mas  peca por ser tão pequena a área dos "comes e bebes". Em termos de enfeites natalícios, o shoping de Almada ganha a todos os outros. Mas sem sombra de dúvida. É um grande Centro, imensas lojas de marca e com FNAC integrada (o de Setúbal também tem). Bom espaço reservado à restauração e comida para todos os gostos. O Rio Sul no Seixal, também tem um bom espaço, e num todo,  com iluminação natalícia a rondar o melhor aqui à volta e com dimensão e qualidade muito apreciável. Um bom espaço de para se petiscar e almoçar ou jantar. O do Barreiro definha a olhos vistos e várias lojas encerradas. Situado mesmo no centro da zona histórica, penso que pelo facto de se pagar o estacionamento e enormes correntes de ar leva clientes a preferirem fazer uma dúzia de quilómetro e escolher outro, como o do Montijo que é um excelente escolha para quem queira comprar, passear e desfrutar de uma grande zona de casas de restauração com espaços cada vez mais acolhedores e amplos para se poder comer. Para mim, uma boa escolha aqui à volta.
Já quanto ao estacionamento, o de Almada é o melhor por ser coberto e vários pisos. É grátis e bem servido de escadas rolantes. O Rio Sul também é coberto e o de Setúbal. enquanto que o do Montijo é ao ar livre. Só o do Barreiro, como disse, é pago para quem por ali esteja mais que uma hora e tenha feito compras. 
Nas ruas, devido à contenção de verbas, nada é como já foi. Existe aí uma grande economia. No entanto, sem rivalizar com Lisboa (que também teve os seus cortes neste tipo de verbas)  Todas, à exeção do Barreiro vão mantendo o brilho sempre bonito das iluminações de Natal.  Eu gosto deste período e é quando mais passeio por estas zonas e superfícies.
Em termos de presépios, o Forum do Montijo apresenta, todos os anos um enorme e bem recheado de figuras no seu interior. Não é, claro está, um presépio tradicional, mas as pessoas param, rodeiam aquela enorme montagem, tiram fotos e as crianças adoram.
Enfim, é o Natal sem o frio do gelo, a insuportável geada dos nossos concelhos nem muito menos a neve que aparece e cobre algumas zonas do nosso interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário