novembro 12, 2014

Pupulação de Golfinhos do Sado aumentou

 "Troia Ventura"
Hoje li a notícia de que no Sado (Setúbal) uma população de golfinhos aumentou mais um elemento. Já era confortável saber que se podia visitar esta população de golfinhos, que agora já são 28, num simples barco de recreio, mas se eles aqui vivem, isso demonstra que a qualidade da água do Sado não está muito poluída.  Parece que o novo membro se chama "Misty", mas nem ele nem toda a família o deve saber. 
De acordo com a notas que recolhi, o estuário do Sado "é o único no país e um dos três da Europa com uma população de golfinhos residentes." Note-se que, cada fêmea pode procriar de cinco em cinco anos já que, neste período essa mãe dedica-se à sua cria.
Muitos se interrogam: Para quando as condições ideais para que os simpáticos golfinhos voltem ao Tejo, em Lisboa. É que isso acontecia antes, mas e demolidora poluição - agora algo diminuída devido às ETARs e outras estações de tratamento impostas por Lei, ajudaram a que as águas que banham Lisboa tenham vindo a melhorar a olhos vistos. Será possível vê-los novamente? Um desafio que é posto a todos mas especialmente aos industriais.

Sem comentários:

Enviar um comentário