novembro 12, 2014

Proença: Sessão técnica divulga potencialidades do medronho

"As potencialidades do medronho e os cuidados a ter nas plantações estiveram em destaque, no passado dia 6, numa ação de divulgação promovida pela Associação Florestal de Proença-a-Nova, com apoio do Município. Intitulada “A cultura do medronheiro”, a sessão contou com cerca de 75 participantes e focou temas como a instalação da cultura, doenças e tratamentos, fermentação e destilação, poda e o papel do medronheiro na gestão florestal e prevenção de incêndios florestais.
A par das intervenções técnicas, o programa contemplou a visita a dois pomares, um dos quais com financiamento para cultura do fruto em fresco. Apesar dos desafios levantados pelo facto de ter um período de conservação relativamente curto, o medronho é uma boa fonte de antioxidantes e apresenta uma quantidade razoável de vitaminas.
Presente na ação, o vice-presidente da Câmara, João Lobo, destacou as potencialidades do medronho em “pelo menos três grandes frentes”. Além de poder ser utilizado como planta de ornamentação, o fruto tem diversas aplicações, desde a aguardente à comercialização em fresco, passando por compotas e outros usos culinários inclusivamente ao nível da decoração de pratos. Uma terceira vertente passa pelas suas vantagens na criação de descontinuidade florestal, contribuindo para a minimização dos riscos de incêndio. O diretor regional adjunto de Agricultura e Pescas do Centro marcou igualmente presença no encontro." - Município

Sem comentários:

Enviar um comentário