novembro 19, 2014

Grande Rota Muradal Pangeia (GR 38 Portugal) quase pronta



A Grande Rota Muradal Pangeia (GR 38 de Portugal), correspondente ao Trilho Internacional dos Apalaches português, está quase concluída. Com uma extensão total de 38 km, o percurso que interseta o PR3 – OLR – GeoRota do Orvalho (na Fraga da Água d´Alta), já se encontra devidamente sinalizado e contempla seis mesas de interpretação da paisagem e oito painéis informativos que já estão instalados no terreno. Num troço deste percurso pedestre, entre a Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco e a Cova da Moura, este assume uma dupla modalidade, constituindo ao mesmo tempo uma via de BTT. A GR 38 tem a particularidade de incluir uma via ferrata, a segunda em Portugal, numa extensão de 200 m e ainda uma escola de escalada com 14 vias equipadas.

Este é um projeto que está na reta da final da sua implementação e que visa a valorização e internacionalização do património natural e arqueológico do concelho, através da sua integração no International Appalachian Trail (IAT). Um exemplo disso é a realização de uma das mais reputadas competições de ultra running em todo o mundo em Portugal, graças à existência deste Trilho dos Apalaches em Oleiros. O Trans Pangaean Challenge vai ter uma das suas 4 provas neste território, de 19 a 25 de abril de 2015, apenas devido à existência do IAT no concelho de Oleiros.

Recorde-se que para além da GR 38, em Oleiros existe outra Grande Rota, a GR 33 – Grande Rota do Zêzere, a qual atravessa o concelho longitudinalmente, no seu limite norte, junto ao rio, numa extensão de 53 km, só no concelho de Oleiros. Também a GR 21 – Grande Rota das Aldeias do Xisto, intercepta o concelho em dois pontos: nos limites Este e Oeste do Concelho.
Fonte: M. Oleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário