novembro 13, 2014

Do Porto vieram 90 a Oleiros ver a apanha do medronho e almoçaram cabrito estonado

No passado fim de semana 90 pessoas do Porto vieram até Oleiros para poderem visitar uma boa plantação de medronheiros e fazer apanha dos frutos somente para sentirem o fruto na mão e mais tarde saboreá-lo. A Agência Lopes Pinto da cidade invicta fez deslocar estas pessoas em dois autocarros tendo o Hotel de Santa Margarida ficado cheio e teve que se recorrer às dormidas noutro hotel de concelho vizinho.
A plantação visitada foi a do sr. Jorge Simões no Estreito que é um exemplo nas terras de Oleiros.
O programa, segundo nos foi informado, foi o seguinte:  

- visita à plantação de medronheiros e participação na apanha do fruto com uma explicação pormenorizado feita pelo proprietário J. Simões, depois uma
- visita aos "Teares do Estreito";

- No regresso ao hotel foi servido um callum de honra junto do forno a lenha e acompanhada a preparação final do cabrito estonado.
- Seguiu-se o almoço daquele prato típico de Oleiros no Restaurante Callum.
 - Da parte da tarde foi efectuada uma visita à Vila, nomeadamente à Igreja Matriz.

Este é, sem dúvida, um bom exemplo da potencialidade de turismo da nossa região e, nesta área, o hotel de Santa Margarida tem vindo a fazer um trabalho que muito tem contribuído para esta vertente que merece toda a atenção das entidades.
Ter 90 pessoas a almoçar de cabrito estonado, verem o forno a funcionar e o assar do próprio cabrito, o aproveitamento dos medronhos que cada um apanhou para entrarem na confeção de uma das sobremesas, é digno desta nota.
De notar que para além das dormidas e do almoço (que bom!), ainda foram servidos 70 jantares.

Sem comentários:

Enviar um comentário