setembro 15, 2014

Festa do Mosteiro resistiu ao mau tempo e teve muita dignidade



  lá vão oito dias após a realização da festa do Mosteiro em honra de Nossa Senhora da Vitória e, por questões meramente técnicas ainda não falei da mesma. Vou tentar estabilizar a partir de agora a atualização deste Blog, porque as férias já passaram e o ano letivo aí está para os pequenos e jovens e há que serenar.
Se é verdade que fui a praticamente a todas as festas do concelho, esta considero-a como a última, tendo em conta os calendários do que atrás já foi dito. Mas falemos um pouco desta, então.
Relativamente ao tempo não houve muita sorte já que a trovoada e a chuva afugentou imensas pessoas destas noites de festa e que dura de sexta a segunda-feira, inclusive. Mas, curiosamente, se na sexta choveu bem, no sábado (pior dia de chuva em Oleiros), houve uma pausa que permitiu a realização da festa com a sua animação habitual, no excelente arraial  com que agora conta e o baile chegou a contar com muitos pares. Ao domingo e segunda também não houve chuva, mas, especialmente no último dia estava frio. Miguel Agostinho bem que animava a malta com o seu tipo de música e excelente relação que tem com todos mas depois de efetuado o sorteio das rifas, deu-se uma debandada e poucos ficámos.
Quanto à parte religiosa (missa e procissão) da festa adorei. E adorei porque acompanhei passo a passo e fiquei maravilhado com questões que posso rapidamente enumerar:
- Muita participação na missa e procissão;
- Andores excelentemente enfeitados com flores naturais. Muitas e belas;
- Quem transportava andores e bandeira vestiam opas de me pareceram novas, dada o colorido que davam à procissão;
- A procissão passar pelo meio da natureza onde constratava o verde da videiras e outras plantas com o colorido da procissão;
- Uma igreja cuidadosamente embelezada de flores a ser exemplo para outros lugares.


Para além dos artistas que atuaram a Filarmónica Oleirense fez sentir a sua presença quer na procissão, quer posteriormente atuando no palco fixo do arraial e que era pequeno para tantos elementos e instrumentos. Mas brilharam.
Quanto a petiscos, a equipa era simpática e as instalações por baixo do palco é o indicado, porque existe ali também uma boa cozinha. Conclusão, não só comemos febras como o célebre frango assado.
Gostei da festa. Gostei de tudo. Parabéns à Comissão e Junta de Freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário