setembro 25, 2014

Açude da Torna, na ribeira de Oleiros, já tem comportas


De acordo com informação obtida do Município, "já foram colocadas as comportas no açude recentemente construído a jusante da centenária Ponte Grande da Torna, no âmbito do projeto “Requalificação da Ribeira de Oleiros”. A intervenção resulta de uma candidatura efetuada pelo município ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), mais concretamente, à Ação 3.2.1 Conservação e Valorização do Património Rural, na sua Medida 3.2 – Melhoria da Qualidade de Vida, a qual pretende aproximar a população daquele histórico curso de água.  
Para além de potenciar a criação de um espelho de água - com o consequente embelezamento paisagístico do local e a possibilidade de realização de atividades de recreio e lazer -, este ponto de água terá uma dupla funcionalidade, no âmbito do combate a incêndios, nomeadamente no que se refere ao abastecimento de água aos bombeiros."

Adiantamos que, este espelho de água conseguido através do açude em betão vem beneficiar o enquadramento natural do hotel de Santa Margarida. Com este lago de água natural e aquela a que sempre se chamou ponte grande em pedra (romana é que ela não é) fica um lugar agradibilíssimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário