setembro 06, 2012

HOTEL EM OLEIROS - UMA REFERÊNCIA PARA A REGIÃO

Lembro-me de que algumas pessoas há praticamente dois anos me disseram que “agora não se fala noutra coisa para lá do novo hotel”. Neste verão e especialmente neste Setembro temos mesmo de falar nesta unidade hoteleira porque finalmente vai ser uma realidade já que tem as datas marcadas para a sua inauguração e abertura ao público (19/9 e 1/10, respectivamente)

O HOTEL

Afinal estamos a falar de que tipo de unidade turística hoteleira que passa a ser a melhor e maior e melhor do concelho?
É como muitos já sabem um hotel de 4 estrelas, situado junto à ribeira e à chamada “ponte grande” em piso direito. O edifício tem dois pisos. No rés-do-chão encontram-se todos os serviços necessários ao funcionamento do hotel em si, nomeadamente recepção, salão restaurante com capacidade para 200 pessoas, bar, sala de estar, duas lojas, sala de conferências, serviços administrativos e cozinha. Um destaque também para “Health Club”, composto por ginásio, zona de massagens banho turco e sauna. Ofereces ainda neste piso os serviços de lavandaria, engomadaria e oficina.

Já no primeiro piso encontram-se situados os 24 quartos duplos, um apartamento com dois quartos, uma sala e duas instalações sanitárias. Existe ainda uma suite nupcial e quarto para deficientes. Nos quartos estão equipados com mini bar, roupeiro e cofre, telefone e televisão. Trata-se de instalações muito confortáveis e agradáveis com uma boa harmonização entre todos os seus elementos.

A GESTÃO

Quem terá a responsabilidade de gerir este hotel?

Estamos a falar de um profissional com 24 anos de gestão em hotelaria cuja formação académica é mesmo em Gestão Hoteleira mas já tem um total de 30 anos de trabalho neste ramo. É do concelho, natural da Póvoa da Ribeira com família próxima no Roqueiro e que sempre debateu e escreveu a importância deste e doutros projetos para o nosso concelho. Os seus variados conhecimentos e desejo de contribuir para o desenvolvimento da sua terra leva-o a afirmar que entende este projeto como uma missão.

Em várias conversas que mantivemos os dois sempre se mostrou ser uma pessoa que acha ser um dos que podem contribuir (e esta é uma forma muito importante de o fazer) para que o hotel seja o propulsor daquilo a que tantas vezes se tem designado como “marca” em Oleiros e na região. É preciso algo aglutinador e continuador do esforço que se tem feito na área da gastronomia regional onde entra o maranho, o cabrito estonado e que farão parte da ementa no restaurante do hotel. Como o próprio agora afirma, esta é uma unidade hoteleira, que pretende potenciar o turismo na região e para a celebração de casamentos, baptizados, eventos diversos que passam a contar com instalações e condições muito dignas para serem ali realizadas.
Com a experiência, a todos os níveis, do gestor, decerto que se irão concretizar parcerias locais e outras no sentido de dinamizar esta magnífica instalação turística e garantir, a curto prazo, que esta unidade entre em velocidade de cruzeiro. O apoio da autarquia não lhe faltará em tudo o que puder colaborar.

COM O QUE SE PODE CONTAR?

Para além do que ficou escrito, uma das vocações é ter uma oferta variada assentes em sabores originais e genuínos que contará sempre com o saber, o prazer de fazer sempre melhor do Chefe de cozinha, Leonel Barata que tem estado muito perto do projeto “Aldeias de Xisto” que, até por isso, é outro apaixonado por confeccionar pratos com produtos regionais dando aquele cunho pessoal, como é esperado. Vai ser possível que o hóspede neste hotel desfrute de vivências diferentes e únicas como sendo poder ver assar no forno a lenha, no exterior, o seu cabrito e ver colher legumes em horta própria nos limites do hotel. Lembrar que, atrás do hotel, existe ainda um pequeno bar de apoio àquela zona sempre que seja possível e preciso funcionar.
“O hotel estará aberto aos munícipes que o poderão utilizar para a realização de eventos como workshops temáticos, exposições, acções de formação, celebração de bodas de ouro e prata e outros".

AS REFEIÇÕES

No restaurante do hotel vão ser servidas refeições “à carta” em todos os dias exceto ao domingo que, é considerado “o dia da família” e, por isso mesmo, poderão vários grupos desfrutar de um almoço sob a forma de buffet. Ao Sábado há animação musical. De notar ainda que nos outros dias haverá sempre o “prato do dia” como refeição mais rápida e que responda ao mercado local.

Sem comentários:

Enviar um comentário