setembro 05, 2012

1133 fogos deflagraram em quatro dias em Portugal

 Um autêntico braseiro nacional e um desgaste enormíssimo de esforço humano, material e um morto no fogo de Ourém só entre sábado e terça feira. Os números divulgados pela Proteção Civil são impressionantes: Estiveram envolvidos 27 321 operacionais e 7 306 veículos tendo sido 436 as missões aéreas. Na segunda-feira e devido à situação operacional, Portugal pediu apoio ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Em resposta, Espanha e França disponibilizaram dois aviões canadair que deram uma grande ajuda e vieram por dois dias. O incêndio de Ourém foi o que devastou maior área (6 715 hectares), para além de duas casas ardidas e ter-se verificado um morto a defender a sua propriedade.
Foi mau de mais para um país tão pequeno. 
Vimos foi, a utilidade de alguns tanques de água estarem cheios e a perícia dos comandantes de helicópteros a recorrer rapidamente a essa água colocando a uma altura bem pequena. Noutras situações foram as piscinas que forneceram água para o combate. Muitas vezes a proximidade destes reservatórios de água são ouro para os combates rápidos e de salvação de pessoas e bens, nomeadamente povoações.
Há ainda muitas pessoas que por cima do seu tanque de água têm videiras ou trepadeira, mas nunca se sabe quando podem vir a salvar da destruição as suas próprias casas. Já assisti a algumas situações dessas.
Para além da Proteção Civil,  pode ser lida notícia sobre esta matéria em TVI/24 online.

Sem comentários:

Enviar um comentário