novembro 15, 2010

A PSP divulga que, até à data, estão marcadas 5 manifestações na Cimeira da NATO

Cimeira da NATO - Dias 19 e 20 de Novembro 2010

As manifestações já estão devidamente autorizadas pelo Governo Civil de Lisboa e a primeira decorrerá, na quinta-feira, no Largo do Camões e a última será feita entre o Marquês de Pombal e o Rossio, pelas 14h00 e promovida pela União dos Sindicatos de Lisboa.
O representante da PSP afirmou estarem preparados para qualquer tipo de manifestação e não deixou de advertir os manifestantes para não usarem indumentária de forma a ocultar a face ou a cabeça, bem como, objectos cortantes e/ou contundentes.
A Cimeira veio trazer a Lisboa a maior rede de constrangimentos a quase todos os níveis, nomeadamente de liberdade de circulação de pessoas e viaturas, aviação, adiamento de centenas de julgamentos, jogo de futebol (Benfica-Braga). Enfim, algumas já começaram hoje, segunda-feira, e vão decorrer até Domingo.
Segundo o jornal Expresso de 13 de Novembro "Ancara estará entre a espada e a parede quando o escudo antimíssil que a NATO propõe instalar no sudeste da Europa (dirigido a países como o Irão ou a Síria) for discutido na cimeira de Lisboa. Vai fazer a vontade a Barack Obama ou agradar aos seus novos amigos?" Observemos alguns números significativos que o mesmo jornal publicou:
 
Diferenças turcas
  • Apenas 30% dos turcos acham a NATO essencial para a sua segurança, segundo um inquérito do German Marshall Fund. Em 2004, eram 53%
  • 48% dos turcos não estão preocupados que o Irão adquira armas nucleares, em contraste com os europeus (79%) e americanos (86%)
  • Apenas 6% dos turcos privilegia a cooperação com os EUA em assuntos internacionais 

Sem comentários:

Enviar um comentário