novembro 29, 2010

A Evolução das Práticas Médicas na Zona do Pinhal Interior - C C Sertã


Como estava antecipadamente divulgada a Casa da Comarca da Sertã (CCS) realizou uma conferência sobre a evolução da prática da medicina nos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, no passado dia 26 de Novembro, designada por 
 "A Evolução das Práticas Médicas na Zona do Pinhal Interior", teve por principal objectivo relembrar a criação dos serviços clínicos da CSS em 1950, homenageando três médicos: Eduardo Girão do Amaral, João Neves da Silva e Rogério Marinha Lucas.
Fruto do empenho do então Presidente da Direcção, Dr. Reinaldo de Jesus Costa, consciente das carências existentes na altura, a criação dos referidos serviços clínicos teve por principal objectivo ajudar os conterrâneos mais necessitados, beneficiando também os sócios da CCS e suas famílias.
O Dr. Eduardo Girão do Amaral foi Director dos Serviços Clínicos da CCS, para além de ter sido também Presidente da Assembleia-Geral da CCS. Natural de Lisboa, tinha ligações familiares á Sertã e a Oleiros. Em Lisboa muitos foram os médicos que se associaram a esta causa, nomeadamente o Dr. João Neves da Silva, sócio fundador e Vice-Presidente da Assembleia-Geral da CCS, com ligações familiares a Vila de Rei.
Foram oradores o Dr. Carlos Amaral, médico de profissão e filho do Dr. Eduardo Girão do Amaral, e a Sra. D. Maria Teresa Sanchez, filha do Dr. João Neves da Silva, para além do próprio Presidente da Direcção que fez uma apresentação contextualizando a realização da iniciativa e relembrando diversos outros médicos, como foi o caso do Dr. Dídio de Aguiar, que foi médico-associado dos serviços clínicos da CCS, do Dr. António Dias Barata Salgueiro, sócio nº 1 do Grupo de Amigos da Freguesia de Madeirã, do Dr. Gualdim de Queiroz e Mello, que exerceu medicina em Cernache do Bonjardim, concelho de Sertã, e do Dr. Guilherme Marinha Lucas, antigo sócio da CCS e que exerceu medicina na Sertã durante mais de quatro décadas, tendo sido Director do Hospital da Sertã.
O importante papel que o Dr. Rogério Marinha Lucas teve a nível local, foi destacado pelo sentido testemunho do Sr. Joaquim Alves Filipe, sócio da CCS com ligações familiares a Oleiros e que com ele privou e que transmitiu aos presentes, nomeadamente á família, a abnegação e entrega ao seu semelhante e á causa pública, qualidade que sempre manifestou ao longo da sua vida.
Marcaram presença, nomeadamente, a Conselheira Regional por Proença-a-Nova e ex-Presidente da CCS, Eng. Irene Fernandes Cardoso, que abordou a evolução da medicina nesse concelho, bem como alguns médicos que aí exerceram a sua profissão, o Conselheiro Regional por Vila de Rei, Prof. Alberto da Silva Barata, uma neta do Dr. Gualdim de Queiroz e Mello, Sra. D. Maria Violante de Queiroz e Mello, o Sr. Gracindo Veríssimo, em representação do Grupo de Amigos da Freguesia de Madeirã, e o sócio fundador Amílcar Francisco de Oliveira, natural de Sertã e que completou recentemente 95 anos de idade.”
Fonte: Casa da Comarca da Sertã

Sem comentários:

Enviar um comentário