novembro 29, 2010

No Brasil - Forças de Segurança recuperam zona de favelas do Alemão

Parecia uma autêntica guerra civil, mas desta vez, com as forças de segurança (por terra e ar) devidamente coordenadas o conjunto das favelas do Alemão, na zona Note do Rio de Janeiro, foi recuperado. "O Alemão era o coração do mal" referiu o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame à Globo, adiantando ainda que "marginal sem casa, marginal sem arma, marginal sem território,
marginal sem moeda de troca é muito menos marginal do que era antes". Foram presos as duas pessoas que chefiavam esta zona, que aterrorizava tudo e todos e onde foram capturados muitos quilos de droga e armas.
De acordo com a mesma fonte os objectivos foram alcançados mas teve que se utilizar 2,7 mil policiais militares, federais, civis e o Exército, Bombeiros, etc.
Note-se que, não só esta zona era completamente impenetrável como acontecimentos recentes (como incêndios em vários autocarros) acelerou a acção. No entanto, tendo em conta que o campeonato mundial de futebol se vai realizar no Rio e também os jogos Olímpicos, o Governo precisa garantir que a segurança esteja ao nível aceitável de segurança, porque a "cidade maravilhosa" vai receber toda a gente que estes eventos envolvem.
Até lá ainda falta algum tempo, mas o Brasil vai ter que ganhar ainda outras batalhas como esta, como o próprio Secretário de Segurança afirmou.
Quantos aos moradores, que já estavam habituados a conviver com o medo e som dos tiroteios, muitos aderiram à acção levada a cabo, mas ainda há quem tenha medo de voltar para casa. O que é normal, diga-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário