abril 17, 2015

Faleceu o cientista e ex-ministro Mariano Gago

"O físico e antigo ministro Mariano Gago morreu esta sexta-feira. Tinha 66 anos. Mariano Gago não resistiu a um cancro de que padecia há dois anos. Desde o final do ano passado, o seu estado de saúde veio a agravar-se consideravelmente.  
José Mariano Rebelo Pires Gago nasceu em Lisboa, a 16 de maio de 1948. Era licenciado em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico. Doutorou-se em Física pela Universidade de Paris.Como físico, trabalhou no campo da aceleração e da colisão de partículas, das altas energias, exercendo funções no laboratório do CERN – Centre Européen de Recherche Nucléaire – em Meyrin, nos arredores de Genebra. 
Foi ministro da Ciência e da Tecnogia dos governos de António Guterres, entre 1995 e 2002, e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos governos de José Sócrates,  entre 2005 e 2011... " (TVI24)
Não tendo sido Ministro da Educação foi o cientista (mais que político) que introduziu, pela primeira vez e de forma generalizada as novas tecnologias em todas as escolas. Era uma pessoa com uma sensibilidade e visão para as questões do desenvolvimento científico que muito marcaram este setor.
Tive o grato prazer de coordenar Centro de Formação de Professores nessa altura e ter tido reuniões com ele no seu Ministério.  Fiquei sempre como que encantado pela forma como pensava o futuro. 
Tomei agora nota da sua morte por não ter resistido a um cancro que o minava dia após dia.
Numa conferência sobre o 25 de Abril, há um ano, disse que em Portugal fez-se muito pela investigação: «Não conheço país nenhum que tenha conseguido o feito de Portugal». 
Foi Ministro de António Guterres de 1995 a 2002
voltou a ser Ministro de Sócrates de 2005 a 2011.
Tinha 66 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário