Ervas aromáticas, licores, doces e compotas, queijo e vinho são alguns
dos novos produtos que preparam a adesão à marca Proença-a-Nova Origem.
Está igualmente a ser estudada a possibilidade de colocar o maranho na loja online,
com perspetivas positivas ao nível do embalamento – o fator mais
crítico para assegurar que a qualidade do produto se mantém intacta. Um
ano depois do lançamento, a marca comprova ter sido decisiva a
impulsionar os produtos locais, com um total de 11 500 visitas ao site e
cerca de 200 produtos vendidos.
Cerca de 88% das visitas à loja online são feitas em território
nacional, mas há uma curiosidade significativa do outro lado do
Atlântico: 4,21% dos acessos vêm do Brasil. Suíça, Estados Unidos,
França e Alemanha são os países que se seguem nas visitas ao site da
marca, que contempla produtos e serviços exclusivamente do concelho.
Embora o artesanato e o alojamento sejam os produtos mais visualizados,
no momento de comprar destacam-se a charcutaria (23%), pão e bolos (15%)
e o vinho (14%).
A apresentação da primeira edição do manual que apoia os produtores no
acesso à marca decorreu a 8 de janeiro de 2013 e um ano depois será
lançada uma segunda edição que incorpora alterações na legislação. A par
das vendas propriamente ditas, a marca tem-se revelado um incentivo ao
licenciamento, sendo dado apoio a todos os interessados através do
Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor. Foram também aprovadas as
cartas de três artesãos – um processo demorado, mas que agora permite a
sua participação em feiras em qualquer ponto do país.
Mais difícil de medir é o impacto que a marca teve no mercado dos
produtos associados, já que foram abertas portas através da participação
em feiras, como foi o caso da Feira dos Vinhos e Sabores, em Lisboa. O
site permitiu ainda dar visibilidade a produtores que isoladamente não
tinham canais de promoção. Apesar de o Google ser a principal via de
acesso à loja online, destacam-se encaminhamentos a partir de sites como
o do Centro Ciência Viva da Floresta, havendo igualmente alguma procura
gerada por parceiros da marca.
Sem comentários:
Enviar um comentário