fevereiro 08, 2011

Maria Clara do Menino Jesus vai ser beatificada

A informação pertence à Rádio Condestável (Cernache do Bonjardim) que, como se sabe, é uma rádio muito ouvida na nossa região e com programas muito virados para a cultura de toda  zona centro.

"A Irmã Maria Clara do Menino Jesus da Congregação da Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição vai ser beatificada no próximo dia 21 de Maio, no Estádio do Restelo, em Lisboa. Por definir está o presidente da cerimónia que será o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo ou o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.
Em declarações à agência Ecclesia, a irmã Fátima Martins, do departamento de comunicação do instituto religioso, disse que a escolha de um estádio se prende com o facto de este ser um “espaço amplo”, onde as pessoas se podem sentar.
Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque nasceu na Amadora, a 15 de Junho de 1843, numa família nobre. Recebeu o hábito de capuchinha, em 1869, escolhendo o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Em Fevereiro de 1870, foi para Calais (França), já com a intenção de fundar uma nova congregação, numa época em que as ordens religiosas estavam proibidas em Portugal.
A primeira comunidade da nova congregação abriu a 3 de Maio de 1871. Cinco anos depois, em Março de 1876, os estatutos eram aprovados pelo Vaticano. “Mãe Clara”, como é popularmente conhecida, morreu em Lisboa, a 1 de Dezembro de 1899, já com fama de santidade, pela sua dedicação no apoio aos mais pobres.
O processo de canonização iniciou-se em 1995. O milagre atribuído à religiosa ocorreu a 12 de Novembro de 2003, em Baiona (Espanha), com uma “devota” que, em 1998, foi ao seu túmulo e pediu a cura de uma doença cutânea ulcerativa. Depois de a Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, ter admitido a falta de explicações científicas para a cura, o Papa Bento XVI assinou o decreto de aprovação a 10 de Dezembro último, abrindo caminho à beatificação.
O nome de madre Maria Clara junta-se a outros cinco portugueses beatificados desde o ano 2000: os videntes de Fátima, Francisco e Jacinta (13 de Maio de 2000); frei Bartolomeu dos Mártires (4 de Novembro de 2001); Alexandrina de Balasar (25 de Abril de 2004) e Rita Amada de Jesus (28 de Maio de 2006). Também neste período foi beatificado o imperador Carlos de Áustria (3 de Outubro de 2004), que morreu no Funchal. E o condestável Nuno Álvares Pereira, foi canonizado a 26 de Abril de 2009, no Vaticano. Recordo que esta congregação está presente no concelho de Oleiros á mais de duas décadas
A cerimónia de beatificação terá como tema “Maria Clara, um rosto de ternura e da misericórdia de Deus”. Antes disso, será publicada uma obra biográfica sobre a fundadora desta congregação que tem uma casa no concelho de Oleiros."

Sem comentários:

Enviar um comentário