fevereiro 09, 2011

Alargados apoios para criação de micro-empresas

Linha de crédito MICROINVEST disponível para projectos de investimento até 20 mil euros

Entre outras fontes, seguimos a informação do site da CM de Proença por nela constarem os elementos informativos necessários e bastante precisos:
 
"Os apoios à criação de projectos empresariais de pequena dimensão foram alargados. Acaba de ser publicada uma alteração à portaria que lançou o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), que disponibiliza uma nova linha de crédito ao serviço do Programa Nacional de Microcrédito. No âmbito desta linha (MICROINVEST), sobe para 20 mil euros o
montante total de financiamento elegível por projecto.
Criado pela portaria nº 985/2009, o PAECPE destina-se a desempregados, jovens à procura do primeiro emprego e trabalhadores independentes cujo rendimento médio mensal seja inferior ao ordenado mínimo. Está vocacionado para empresas de pequena dimensão, não sendo contemplados projectos que impliquem um investimento total superior a 200 mil euros ou que criem mais de dez postos de trabalho. No caso de candidatos que estejam desempregados, uma das modalidades de apoio consiste na possibilidade de pagamento, por uma só vez, do montante global das prestações de desemprego.
Para desenvolvimento do programa, foram criados dois novos instrumentos de acesso ao crédito junto dos bancos, com taxas de juro bonificadas, geridos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. A linha INVEST + destina-se a operações de crédito até 100 mil euros, financiando projectos entre 20 e 200 mil euros. A MICROINVEST está orientada para operações mais baixas e passa a contemplar operações de crédito até 20 mil euros, para investimentos até ao mesmo valor. Não são consideradas elegíveis despesas com a aquisição de imóveis nem operações que se destinem a reestruturação financeira ou consolidação de créditos.
Uma das vertentes do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego é a prestação de apoio técnico, assegurado por autarquias e entidades privadas sem fins lucrativos credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Para obter informação mais detalhada dirija-se ao Centro de Emprego da sua área, podendo também ser prestados esclarecimentos no Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor"

Sem comentários:

Enviar um comentário