janeiro 08, 2014

"Um Povo sem Cultura não se levanta. Ajoelha-se" - Agenda cultural Oleiros

Foi já editada a Agenda Cultural do Município de Oleiros, uma publicação em papel e em PDF (online) que muito tem contribuído para a divulgação do que se tem feito e fará especialmente neste concelho.  Neste primeiro número de 2014 o Editorial é assinado, naturalmente, pelo Presidente da Câmara, Fernando Marques Jorge que, abordar matéria importante atrevemo-nos a transcrevê-lo para aqui.

Diz ele: "Ao escrever as minhas primeiras palavras para a Agenda Cultural do Concelho de Oleiros, num momento de sérias dificuldades económicas e financeira do País que levam a cortes de verbas em todas as áreas, é a Cultura muitas vezes das mais sacrificadas.
Em Oleiros trabalharemos para contrariar este desiderato, pois tal como dizia alguém: "Um Povo sem Cultura não se levanta. Ajoelha-se". Talvez por isso os ditadores ao longo da História têm privilegiado a ignorância das populações para poderem perpetuar-se no Poder e diria mesmo que temem a Cultura por ela trazer sabedoria ao Povo.
E um Povo sábio é um Povo que sabe traçar o seu Futuro, que sabe o que quer e para onde quer ir, que evita o desperdício e cria riqueza.
A cultura é o âmago do conhecimento e envolve desde a música, o teatro, a dança, a culinária, o folclore, a pintura até um não mais acabar de saberes.
A Autarquia Oleirense vai continuar a apoiar a Cultura, reforçando as verbas sempre que possível, pois acreditamos que desta forma contribuímos para o desenvolvimento do nosso Concelho e para o engrandecimento das nossas gentes.
..."
                                        

Destaques que faço da Agenda:
- Registos Arqueológicos do concelho de Oleiros
- A arte rupestre em Oleiros
- A importância das gravuras rupestres em Oleiros
- Um auroque em Oleiros?
- Depois, e porque S. Sebastião se festeja em janeiro, destaque para a capela deste santo
- A Diabetes - prevenção estilos de vida e dia mundial da diabetes são um bom destaque 
- e a agenda, propriamente dita, dos acontecimentos previstas para o primeiro trimestre 2014.

      Mais uma produção de um bom trabalho que merece ser lida.

Sem comentários:

Enviar um comentário