janeiro 10, 2014

Especialistas vão a Oleiros dizer como se certificam produtos

"Vai ter lugar no próximo dia 17 de janeiro (sexta-feira), pelas 10H00, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, uma sessão destinada a dar início ao processo de certificação de alguns produtos locais produzidos no concelho de Oleiros, tais como: o Cabrito Estonado, o vinho Callum, o Medronho e a Broa da Isna. Na sessão, na qual estará presente a Diretora Regional da DRAP Centro, Eng.ª Adelina Martins, irão participar outras personalidades que irão prestar esclarecimentos sobre todo o processo, nomeadamente ao nível do registo e proteção de marcas, dos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios e das políticas agrícolas e de desenvolvimento regional. A sessão é aberta a todos os interessados" - afirma-se numa informação da CMO.

Por mim pensava que alguns destes produtos já estavam certificados já que o cabrito estonado e o maranho têm sido alvo e razão para a celebração de alguns certames importantes. Até já se disse que "Oleiros é a capital do medronho e do cabrito estonado". Porém, esta atitude, que agora se toma, já deveria ter sido tomada há muito tempo.
Não tenho nada contra mas a verdade é que outros concelhos já tomaram medidas que muito ajudam a afirmar-se turisticamente na culinária. Não preciso replicar os exemplos que nos rodeiam (e bem). Já o bucho sempre foi mais da Sertã. Mas o que importa é que, a região, se afirma com especialidades específicas, boas e diferentes para que a vertente de turismo nesta área seja cada vez mais crescente.
Quantas pessoas (em autocarros, carros próprios etc) já se deslocaram a Oleiros nos fins de semana que têm colocado o cabrito estonado no apetite de pessoas de todo o país?
Portanto, aplausos pela decisão que agora se anuncia.

Sem comentários:

Enviar um comentário