outubro 12, 2011

Proença - Percursos pedestres em fase final de homologação

Técnico da Federação de Montanhismo destaca potencialidades
de trilhos na Ribeira de Alvito e nas Portas de Almourão

Em três dias, Sérgio Cebola palmilhou seis dos oito percursos pedestres do concelho de Proença-a-Nova – cerca de 66 quilómetros. Em trabalho, por estar a fazer a vistoria necessária para a homologação pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, mas um trabalho que não impede a apreciação das características dos percursos: “A Rota dos Recantos e Encantos e a Viagem aos Ossos da Terra são fabulosos”, afirma o monitor e técnico de percursos pedestres.
Os trilhos que acompanham a ribeira do Alvito, na Rota dos Recantos e Encantos, são “uma mais-valia” que Sérgio Cebola considera merecer ampla divulgação. Quanto à Viagem aos Ossos da Terra, com 18 quilómetros que permitem apreciar as Portas do Almourão e a Serra das Talhadas, “dispensa apresentações, tem uma vista fabulosa e a vantagem de haver um percurso mais curto pelo qual se pode optar”.
O processo de homologação está dividido em cinco etapas e a vistoria é um dos passos finais. Apenas o PR1, parcialmente afectado pelas obras do IC8, e o PR8, a cargo da Rede das Aldeias do Xisto, não foram abrangidos nesta fase. Assim que o processo estiver concluído e a câmara receber os certificados de homologação, compromete-se a manter as condições dos percursos durante cinco anos, período após o qual é feita nova verificação.
A promoção dos percursos é uma das vantagens da homologação, cabendo à Federação a “divulgação mais ampla” da oferta existente. Se a segurança é um requisito essencial, exigindo-se uma marcação que não ofereça dúvidas, o património natural e cultural são outros ingredientes apreciados pelos pedestrianistas. “Muitos dos adeptos dos passeios vivem em cidades e valorizam o que não têm: a natureza e tudo o que é típico, algo que faça a diferença. E Proença-a-Nova tem esse potencial”, conclui Sérgio Cebola. 
fonte: site do Município

Sem comentários:

Enviar um comentário