outubro 06, 2011

TUNAS em Proença - Fespinha voltou este ano

Depois de um arranque tímido, o parque urbano foi-se enchendo e as quatro tunas participantes no Fespinha 2011 conquistaram o público. De olhos postos no júri, não faltaram as habituais acrobacias dos porta-estandartes e pandeiretas e no final duas das tunas a concurso, a Imperial TAFFUC (Coimbra) e a Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa (Porto), destacaram-se nos prémios conquistados.
              
Depois de alguns anos de paragem, o festival de tunas voltou a ser promovido pela Magna Academia da Pinha, secção universitária do Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova. Tendo em conta o entusiasmo e elevada participação que a iniciativa, na noite de sábado, conquistou, ficou já prometida a organização do Fespinha 2012.
            
O júri, constituído pela vereadora Helena Mendonça, por João Pedro Cardoso, Mário Cardoso, Olívia Cardoso e Paulo Felício, considerou a TAUFP do Porto a melhor tuna, atribuindo-lhe ainda os prémios de melhor instrumental e melhor original. A luta com a Imperial TAFFUC foi renhida: o grupo de Coimbra conquistou o título de “tuna mais tuna”, ao qual juntou os prémios de melhor pandeireta e melhor solista. Já a distinção do melhor estandarte foi para a Estudantina, de Castelo Branco.
             
Apesar de não ter levado nenhum dos prémios a concurso, a organização destacou a “garra e atitude na promoção do espírito académico e musical” demonstradas pela Carpetuna, de Idanha-a-Nova. Além do agradecimento a todos os que colaboraram no evento, desde as claques de apoio aos jovens que se disponibilizaram para integrar o staff, a equipa do Núcleo de Juventude e da Magna Academia da Pinha salientou o apoio do Município, sem o qual a iniciativa “não teria sido possível”. 
Do site do Município

Sem comentários:

Enviar um comentário