BORDADO DE CASTELO BRANCO
Nova Oficina-Escola reforça produção
"Promover o Bordado de Castelo Branco, garantir a genuinidade das matérias primas e das técnicas, assegurar a formação de novas bordadeiras e criar mecanismos de comercialização são os principais objectivos que presidiram à criação da Oficina-Escola de Bordado de Castelo Branco, instalada no ex-edifício dos CTT, no Largo da Sé.
Recorde-se que, nas últimas décadas do Século XX, o Museu Tavares Proença Júnior manteve em laboração a Oficina-Escola de Bordado de Castelo Branco, uma estrutura que, com o congelamento de admissões na função pública e com as crescentes restrições orçamentais, viu o número de funcionárias decrescer progressivamente, até um mínimo actual de duas bordadeiras.
Face a esta situação de ruptura - que impossibilitava actualmente a produção de colchas - a Câmara Municipal avançou com o projecto de criação da nova Oficina-Escola de Bordado de Castelo Branco, que arrancou com um conjunto de seis bordadeiras e que pretende cativar jovens para esta actividade artística, que cada vez mais se assume como um dos ex-libris da cidade.
A Oficina-Escola de Bordado de Castelo Branco está aberta ao público e constitui também um local de venda privilegiado." - CMCB
Uma medida fundamental e com visão futura já que o bordado de Castelo Branco é uma das riqueza artística desta região. Único, perfeito, com diversas aplicações: quadros, colchas, toalhas e tantos outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário