maio 08, 2014

Proença coloca nomes em ruas e pracetas em junho

As ruas de 32 localidades do concelho já têm nomes aprovados. A partir de junho vai iniciar-se a colocação de placas identificadas e de números de polícia, melhorando as condições de sinalização. As designações foram ontem aprovadas pela Comissão Local de Toponímia, na sequência de um trabalho prévio das juntas de freguesia, que se reuniram com as populações e fizeram o levantamento dos nomes em uso e das sugestões para identificação.
O presidente da Câmara, que por inerência do cargo preside à comissão, destacou o “papel preponderante” das juntas de freguesia na operação em curso, uma vez que lhes cabe ouvir as populações das aldeias. “Pretende-se que as designações atribuídas sejam as que na maioria dos casos já se usam, mas que nunca foram homologadas”, salientou João Paulo Catarino.
Com um mandato coincidente com o do executivo camarário, a Comissão Local de Toponímia integra representantes dos CTT, GNR e escola de condução, um representante da Assembleia Municipal (António Gil Dias), um especialista em história local designado pela Câmara (António Manuel Silva), um técnico do sector de Obras e, por inerência do cargo, os presidentes das Juntas de Freguesia das áreas em causa e a chefe de Divisão de Obras.
Criada no âmbito do Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia (aprovado em 2011), a comissão tem como missões propor a atribuição ou alteração de denominações de novas vias e espaços públicos, fazer o levantamento dos nomes existentes em cada freguesia e promover, em colaboração com os serviços municipais, a constituição de ficheiros e registos toponímicos. A par da relevância cultural e social, a adequada identificação de todos os locais é fundamental para efeitos de cadastro e georreferenciação.

Sem comentários:

Enviar um comentário