maio 20, 2014

1ª Comunhão de jovens em Oleiros desdobra-se em grandes festas familiares

No passado domingo, 18 de maio, Oleiros esteve em festa de famílias porque era dia da 1ª comunhão dos vários jovens que previamente se tinham preparado para tal. Na igreja foi bonita a cerimónia, muito bonita e simbólica com todos eles a participar ativamente, inclusivamente fazendo as leituras. Os pais, avós, padrinhos e muita gente de cada família acompanharam o ou os seus jovens. 
Depois, como habitualmente, estas famílias seguiram para os vários convívios no almoço, sempre bem recheados de tudo, uns escolhendo restaurante, outros, realizando esse banquete nas suas próprias casas ou lugares indicados para o fazerem. Pelas conversas que tive com várias pessoas, os restaurantes estavam todos ocupados com estes almoços, mas houve exceção. O "Maria Pinha", optou pelo encerramentoo já que a Dona Fernanda e o sr. Henrique (responsáveis), embora tivessem também um neto em comunhão, acabaram por estar presentes numa festa conjunta organizada pelas pais do Tomás e da Catarina, nas piscinas do Açude Pinto. Também lá estive e com muito prazer, bem como muitos da minha família pois estas duas encantadas crianças são filhos de sobrinhos meus e o conceito de família é muito significativo.
Aqui, como sei que nos outros lugares, respirou-se a tal alegria própria de quem tem laços familiares ou de amizade. O dia estava maravilhoso, a festa durou até às tantas.
Na foto de cima, podemos ver todos os jovens no final da cerimónia posando propositadamente para os muitos que queriam registar o momento. Na outra aqui ao lado, um dos bolos (neste caso onde eu estava) que simboliza, a comunhão em festa do mesmo doce distribuído pelos mães dos jovens. Uma data decerto marcante para as crianças e, como o padre aconselhou "que coloquem, lá em casa, num livro ou papel a guardar, com estas datas importantes da vida religiosa das pessoas para que, mais tarde, consigam dizer as datas quando for necessário a igreja passar declarações em como a crianças fizeram a crisma, a comunhão etc."
Um pormenor também a terminar. Segundo a Anabela Antunes "de referir também a importância  que teve para as crianças da 3ª classe das Escola PAA de Oleiros, a presença do seu professor e esposa na festinha da 1ª comunhão destas crianças, que foram surpreendidas com um miminho de lembrança no final, para todos os seus alunos." Encerrou exclamando: " Somos todos uma família, obrigado professor José Henriques!

Sem comentários:

Enviar um comentário