julho 13, 2013

Oleiros - Vai ser implementado o Trilho Internacional dos Apalaches

A Câmara Municipal de Oleiros acaba de deliberar a 
implementação da Grande Rota do Moradal – Pangeia
Trata-se de um projeto que visa a valorização e internacionalização do património natural e arqueológico do concelho, através da sua integração no Trilho Internacional dos Apalaches.

O trilho português, a ser implementado em Oleiros – nas freguesias de Estreito, Sarnadas de S. Simão, Orvalho e Vilar Barroco -, recebe o nome Rota do Moradal – Pangeia em alusão à emblemática montanha quartzítica daquele concelho, muito valiosa em geo e biodiversidade, assim como ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente.
Com a introdução do mais famoso percurso pedestre do mundo em Portugal, mais precisamente em Oleiros, permite-se não só essa ligação transcontinental, numa aproximação ao mercado americano, como também se potencia a diversificação da oferta turística desta região do Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, apostando no turismo de natureza e no touring cultural e paisagístico.

Dando diversidade à oferta de experiências ao longo do percurso e pretendendo alargar o leque de potenciais utilizadores, para além da existência de uma via de BTT, da valorização de miradouros existentes e da recuperação de trilhos antigos, o projeto contempla ainda uma escola de escalada e uma Via Ferrata com 150 m, a primeira a ser implementada em Portugal.
Inserindo-se na estratégia de organização e valorização dos pontos de interesse do concelho e no âmbito do projeto agregador - Rota das Montanhas de Oleiros -; a Grande Rota do Moradal – Pangeia, com cerca de 38 Km, será um eixo turístico de características polivalentes para dar resposta aos diferentes públicos e ampliar o interesse de qualquer visitante em conhecer a região.

Sem comentários:

Enviar um comentário