julho 24, 2013

Interior no Intendente. Loja abre em dezembro deste ano. Bom início

"Quando chegar o Natal, os produtos regionais de 34 municípios do interior do país, incluindo Proença-a-Nova, deverão estar disponíveis numa loja no centro de Lisboa. Durante a sessão de assinatura do protocolo de cooperação entre o Município de Lisboa e seis associações de desenvolvimento local (ADL), com vista à criação do espaço no Largo do Intendente, dezembro foi o mês apontado para abrir portas ao público.

Durante a cerimónia, que decorreu na sexta-feira passada, uma degustação de pratos regionais e uma mostra de artesanato deram a conhecer um pouco do que será divulgado na futura loja. Além de produtos, visa-se promover territórios, procurando captar turistas que visitam a capital. As seis ADL reunidas no projeto, incluindo a Pinhal Maior, abrangem uma vasta área que vai desde Bragança a Campo Maior.

Começando por destacar que a capital é resultado de migrações e encontro de populações oriundas de todo o país, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou querer “uma cidade que cada português sinta como uma parte de si”. Sendo de todos, Lisboa deverá ser “uma montra do melhor do país”, um espaço de diversidade que rasgue as fronteiras de um ou outro município.
Recordando as primeiras conversas na base do projeto, de que o presidente da Câmara de Proença-a-Nova foi um dos impulsionadores, António Costa agradeceu aos autarcas presentes a “confiança” que tiveram ao investir numa zona da cidade que atravessa um processo de regeneração. “Foi preciso muita gente arriscar e investir para o Intendente ser hoje o que é”, afirmou, apontando exemplos como o de Catarina Portas, que abrirá em breve na praça mais uma loja da cadeia A Vida Portuguesa.

Coube a Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes (em representação da associação Tagus), apresentar o projeto. Criar condições para acesso dos produtores ao mercado nacional e internacional é o principal objetivo, num trabalho em rede que visa ultrapassar a falta de escala de “territórios pequenos, que sozinhos não conseguem fazer a promoção”. Além do apoio do Proder ao projeto, a autarca destacou o papel “essencial” do Município de Lisboa, que contribuirá para a promoção da loja nos circuitos turísticos. Está ainda prevista a realização de ações regulares de animação cultural. A sessão incluiu um espetáculo da Orquestra Nova de Guitarras e uma sessão de cozinha ao vivo com o chefe Hélio Loureiro." 
- Município de Proença

Sem comentários:

Enviar um comentário